Stock Car volta ao Rio de Janeiro após dez anos
O Rio de Janeiro vai voltar ao calendário da Stock Car, após dez anos de ausência, em 2022. E nada de novo autódromo.
A organização da categoria anunciou a realização de uma etapa tendo a pista do Aeroporto do Galeão como cenário.
“Em cerimônia realizada no Palácio da Guanabara, a Stock Car Pro Series anunciou para o dia 10 de abril de 2022 a primeira corrida em um aeroporto comercial na história do esporte nacional.
A prova será disputada em uma pista a ser montada no Aeroporto Internacional RIOGaleão Tom Jobim, situado na Ilha do Governador, na capital fluminense. O evento contará com uma etapa da Stock Series, categoria de acesso da Stock Car.
A iniciativa marca também as comemorações dos 70 anos do RIOGaleão, inaugurado em 1º de fevereiro de 1952. Em breve mais detalhes.”, é o que diz o comunicado da categoria em seu Facebook.
A nova praça esportiva receberá o nome de Circuito Cacá Bueno, pentacampeão da categoria e que continua no grid da Stock Car.
O traçado que será utilizado foi concebido por Luís Ernesto Morales, presidente da Comissão Nacional de Circuitos da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).
A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil, já deu parecer favorável a realização da prova e afirmou que as atividades do aeroporto não serão afetas. Toda estrutura da Stock será montada em uma pista auxiliar.
O Rio de Janeiro recebeu, pela última vez, uma prova da categoria de turismo, em 2012, no extinto circuito de Jacarepaguá. A estrutura foi destruída para dar lugar ao Parque Olímpico, construído para os Jogos Olímpicos de 2016.