São Paulo: Polivalente, Rafinha já foi ovacionado pela torcida do Bayern jogando fora de posição
Reforço do São Paulo, o lateral Rafinha pode atuar em várias posições dentro de campo
Reforço do São Paulo, o lateral Rafinha pode atuar em várias posições dentro de campo
O primeiro reforço confirmado pelo São Paulo para temporada 2022 foi o experiente lateral-direito Rafinha, de 36 anos de idade, que estava no Grêmio.
Rafinha chega ao Tricolor para ser titular absoluto, já que Orejuela foi negociado com o próprio Grêmio, por empréstimo, e porque Igor Vinícius ainda não caiu nas graças da comissão técnica e dos torcedores.
Mas o veterano lateral pode ajudar – e muito – em outras posições do campo. Polivalente, Rafinha consegue jogar em todos os setores defensivos, tirando como goleiro, claro.
Em sua passagem vitoriosa pelo Bayern de Munique, entre 2011 e 2019, Rafinha foi utilizado diversas vezes improvisado. Sob o comando de Pep Guardiola, por exemplo, o brasileiro atuou na lateral-esquerda, na zaga e também como volante.
Aliás, uma das suas melhores partidas no clube alemão aconteceu justamente quando atuou fora de posição.
No jogo de volta das quartas de final da Champions League de 2017/2018, Rafinha foi titular na lateral-esquerda contra o Sevilla – o titular Alaba estava machucado – e acabou sendo eleito o melhor jogador em campo no empate por 0x0, que classificou o Bayern às semifinais.
Rafinha teve uma atuação absolutamente perfeita e consistente. Substituído pelo técnico Jupp Heynckes nos minutos finais, foi aplaudido de pé pelos 75 mil torcedores que estavam na Allianz Arena. Veja no vídeo abaixo:
Em sua passagem recente pelo Grêmio, em 2021, Rafinha também jogou muitas vezes fora de posição, atuando como lateral-esquerdo.
No São Paulo, a ideia é que Rafinha seja lateral-direito, que é sua posição de origem, mas certamente vai ajudar se for escalado pelo técnico Rogério Ceni em outro setor do campo.
LEIA TAMBÉM
Ronaldo estuda comprar direitos de jogos do Cruzeiro e transmitir ao vivo pela internet
Ronaldo sonda Andrés Sanchez, ex-presidente do Corinthians, para ser CEO do Cruzeiro
Ana Thaís Matos chora ao vivo no Sportv ao relembrar condenação de Robinho por estupro na Itália
Cena surreal! Jogadores sobem até as arquibancadas para brigar com torcedores; assista