Zé Ricardo irá comandar o clube na Série B do Campeonato Brasileiro de 2022
O projeto que chegou do Vasco para Zé Ricardo era muito bom. Projeto com o qual ele não poderia recusar. E, por isso, não pensou duas vezes antes de rejeitar uma oferta do Al Dharfra, dos Emirados Árabes. Mas o que pensou nessa decisão? O Torcedores.com apurou alguns motivos que foram determinantes para o retorno dele para o futebol brasileiro. Confira!
Projeto do Vasco
Antes de mais nada, o presidente Jorge Salgado ofereceu um salário e bonificações em caso de acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro dentro da realidade financeira do Vasco. Além disso, o dirigente prometeu autonomia para montar a comissão técnica e o elenco.
Com passagens por Flamengo, Botafogo, Fortaleza e Internacional, Zé Ricardo nunca comandou um projeto que tivesse suas digitais. Agora, ele terá a oportunidade de ajudar na restruturação do departamento de futebol profissional e de base do Vasco,
A primeira medida do treinador foi indicar Carlos Brazil, coordenador das divisões de base do Corinthians, para ajudá-lo a encontrar soluções criativas no mercado para reforçar o elenco vascaíno. Afinal, o clube não dispõe de muito dinheiro para fazer grandes investimentos.
Com a experiência de quem revelou muitos jogadores no Flamengo, Zé Ricardo terá liberdade para explorar as categorias de base. Afinal, a diretoria vascaína deseja ver mais atletas formados em casa vestindo a camisa do clube em 2022.
Único técnico que quis o Vasco
Após a demissão do técnico Fernando Diniz, o presidente Jorge Salgado começou a sua odisseia em busca de um treinador para o Vasco. O dirigente sondou alguns nomes acostumados a comandar clubes da Série B do Brasileirão como Guto Ferreira.
Porém, o treinador do Bahia não demonstrou interesse em comandar o Vasco em 2022. Nos bastidores, chegou-se a ventilar a contratação de Eduardo Barroca, Jair Ventura e Jorginho Amorim. No entanto, o clube não avançou nas conversas com eles.
Após ter o nome lembrado por conselheiros, Zé Ricardo foi procurado por Jorge Salgado e abriu conversas para retornar ao Vasco. Após uma semana de negociação, o treinador sacramentou seu retorno a São Januário.
Relação com a torcida
A relação entre Zé Ricardo e a torcida do Vasco é muito boa desde 2017. O treinador, antes de mais nada, tirou o time da zona de rebaixamento no Campeonato Brasileiro e conquistou uma vaga na Copa Libertadores da América de 2018.
O respeito e o carinho do torcedor aumentaram ainda mais após Zé Ricardo descartar uma oferta do Al Ahli, da Arábia Saudita. Na época, ele recebeu uma valorização financeira para seguir no clube até o final da temporada.
A família
Zé Ricardo é casado e tem um filho. Sua esposa, Paula, é quem cuida do negócio da família no Rio de Janeiro, após sua ida para o Oriente Médio. Apesar dos “petrodólares” do Qatar SC, o treinador abriu mão de uma oferta financeira vantajosa para ir trabalhar nos Emirados Árabes. E, com isso, decidiu voltar ao futebol brasileiro para ficar próximo da família.