Relembre o tri mineiro do Cruzeiro de 28,29 e 30, primeiro grande momento do clube
Cruzeiro começou a ser grande no futebol brasileiro a partir desta grande conquista
Cruzeiro começou a ser grande no futebol brasileiro a partir desta grande conquista
O Cruzeiro hoje em dia é um dos clubes mais tradicionais e vitoriosos do futebol brasileiro, com troféus nacionais, internacionais e craques que desfilaram toda a sua habilidade com a camisa azul da tradicional equipe da capital das Minas Gerais.
Só que se pudermos apontar um marco zero na história do Cruzeiro para que desse o pontapé inicial para virar uma instituição de valor, não há como não citar a campanha do tricampeonato seguido do Campeonato Mineiro, entre o final dos anos 20 e início dos 30.
Cruzeiro começa a sua era vitoriosa do meio para o final dos anos 20
O primeiro título da história do Cruzeiro (que na época ainda se chamava Palestra Itália) foi em 1926, erguendo o troféu do Torneio Início, porém a primeira grande conquista veio em 1928 quando levou o campeonato mineiro com uma campanha de 16 jogos com 13 vitórias, 2 empates e apenas uma derrota sendo campeão com 1 ponto de vantagem sobre o rival Atlético Mineiro.
Em 1929, o bi veio de forma inesquecível para o Cruzeiro, que foi campeão pelo segundo ano seguido e dessa vez ganhando 100% dos jogos: foram 14 jogos e 14 vitórias, sempre sobre a batuta de Ninão, Niginho e Bengala, trio histórico da equipe de Belo Horizonte que não satisfeito, ainda ganharia de novo no ano seguinte.
O tricampeonato do Palestra Itália veio da mesma forma, passando o carro em cima de todos os adversários ao longo de sua campanha. Ao todo, foram 12 jogos com 12 vitórias, 100% de aproveitamento e um tricampeonato que mostrou para Minas e o Brasil o que diz o seu hino, que só viria a ser criado 35 anos depois: “Existe um grande clube na cidade”.