Relembre as cores que o Cruzeiro usou no seu uniforme principal ao longo dos anos
Cruzeiro variou as cores de seu uniforme na sua história no futebol
Cruzeiro variou as cores de seu uniforme na sua história no futebol
Nos dias de hoje, é quase instantâneo pensar na cor azul quando se fala do Cruzeiro, afinal de contas essa é a cor que o clube enverga em seu escudo há muitos anos, porém a tradicional equipe de Belo Horizonte usou outras combinações em seu uniforme principal ao longo de sua história.
Fundado como Sociedade Sportiva Palestra Itália, o clube vestiu verde, com frisos em vermelho na ponta das mangas e o logotipo no peito com o “PI” entrelaçado em um losango vermelho e verde com fundo branco, calção branco e meias verdes. Uma clara alusão à nação dos esportistas italianos que foram os responsáveis por dar vida à instituição, hoje centenária.
A primeira mudança na cor do uniforme principal da equipe se deu entre os anos de 1922 e 1927, quando o verde ficou um pouco mais claro, além de algumas mudanças no estilo do símbolo do clube bordado no manto. A partir de 1928 até 1939, o Palestra Itália de Minas clareou ainda mais o verde. Lembrando que foi nesse período que surgiu a Ala Renovadora, que visava nacionalizar o clube, tendo em vista que o time não era mais uma associação exclusiva dos italianos.
Nasce o Cruzeiro e o uniforme azul
Depois de um curto período de três anos em que usou uma camisa verde com faixas horizontais em branco e vermelho escuro que rendeu ao clube o apelido de “Tricolor”, a instituição passou a usar cor azul com listras brancas na horizontal e o nome temporário de Ypiranga, devido ao início da Segunda Guerra Mundial.
Em 30 de janeiro de 1942, o Presidente Getúlio Vargas, que já havia declarado guerra aos países do Eixo (Itália, Alemanha e Japão), através de um Decreto-Lei, determinou a proibição do uso de termos e denominações referentes às nações inimigas.
Em outubro do mesmo ano, uma assembleia definiu que o clube passaria a se chamar Cruzeiro Esporte Clube, com camisa toda azul, golas e punhos brancos, calção branco e meias brancas, com a constelação do Cruzeiro do Sul, presente no escudo republicano do Brasil, no peito.