Recorde os sete títulos internacionais do Cruzeiro
Cruzeiro teve sete conquistas internacionais na sua rica história no futebol
O Cruzeiro é um clube gigante do futebol brasileiro, porém além de colecionar títulos nacionais, a tradicional equipe mineira já cruzou as fronteiras para gritar ‘campeão’ e é sobre isso que o site Torcedores vai te contar, pois foram nada menos do que sete conquistas.
Copa Libertadores da América – 1976
A primeira conquista internacional do Cruzeiro veio em 1976, quando bateu em dois jogos o River Plate da Argentina com um sonoro 4×1 no Mineirão, com gols de Nelinho, Palinha e Valdo e um 2×1 protocolar no Monumental de Nuñez para sacramentar a glória continental.
Super Copa da Libertadores – 91 e 92
Demorou 15 anos para o Cruzeiro voltar a erguer uma glória internacional, mas voltou com grande estilo, emplacando um bicampeonato seguido da Super Copa da Libertadores. Em 91, o troféu veio após perder de 2×0 para o River Plante na ida no Monumental de Nuñez e massacrar os argentinos na volta, com um 3×0 com gols de Ademir, Mário e Tilico.
Na segunda conquista, em 92, uma sonora goleada de 4×0 sobre o Racing no jogo da ida no Mineirão, com dois gols de Roberto Gaúcho e um de Luís Fernando e Boiadeiro foram o suficiente para que a derrota de 1×0 na volta em Avellaneda não fizesse diferença.
Copa de Ouro Nicolás Leoz e Copa Master da Supercopa – 1995
O Cruzeiro venceu fora do Brasil em dose dupla com os títulos da Copa de Ouro Nicolás Leoz e Copa Master da Supercopa no ano de 1995. Na primeira, a vitória sobre o São Paulo veio nos pênaltis depois de perder de 1×0 no Morumbi e ganhar com o mesmo placar no Mineirão, com um gol de Dinei.
Já a conquista da Copa Master da Supercopa veio após um 0x0 no Defensores del Chaco contra o Olimpia do Paraguai e uma vitória por 1×0 no Mineirão, com um gol de Marcelo Ramos.
Cruzeiro bi da Copa Libertadores em 1997
A segunda Libertadores e quarto troféu internacional da história do Cruzeiro veio em 1997, após um 0x0 com o Sporting Cristal do Peru no Estádio Nacional de Lima e uma vitória magrinha de 1×0, mas de proporções gigantes no Mineirão. Elivélton foi o autor do gol que deu título à Raposa.
Recopa Sul-Americana – 1998
O Cruzeiro entrava na disputa como o campeão da Copa Libertadores da América em 1997 e enfrentava um River Plate vencedor da extinta Supercopa Libertadores do mesmo ano. O curioso é que os jogos foram disputados apenas em 1999, também válidos pela Grupo A da Copa Mercosul daquele ano.
A Raposa arrasou os argentinos com um placar agregado de 5×0, pois foram 2×0 na ida no Mineirão, com gols de Müller e Geovanni. Na volta, no Monumental de Nuñes, mais uma bela sapatada da raposa, que agora varria os argentinos com um sonoro 3×0. Geovanni, Marcelo Ramos e Gustavo foram os que balançaram as redes.
Leia também
Relembre a carreira de Alex Alves, ídolo do Cruzeiro que nos deixou cedo
Cruzeiro bateu o River Plate em 99 e levou seu último título internacional; relembre
Relembre as cores que o Cruzeiro usou no seu uniforme principal ao longo dos anos
Saiba como foi o processo de transformação do Palestra Itália de Minas no atual Cruzeiro