Ronaldo é acionista majoritário do Cruzeiro, e o valor da negociação será destinado pagamento de dívidas emergenciais e investimentos no departamento de futebol
Ronaldo Fenômeno oficializou neste sábado (18) a compra do Cruzeiro, clube que o revelou para o futebol no início dos anos 1990, onde será acionista majoritário do ‘Cruzeiro SAF’. O anúncio foi feito menos de 24 horas após o Conselho do Deliberativo da Raposa aprovar o repasse maior de percentual ao futuro investidor em assembleia extraordinária.
Segundo informações divulgadas incialmente pela Rádio Itatiaia, Ronaldo irá desembolsar nada menos que R$ 400 milhões por 90% das ações do Cruzeiro. De acordo com a publicação, esse valor será destinado “imediatamente para pagamento de dívidas emergenciais e investimentos no departamento de futebol”.
“Feliz demais de ter concluído essa operação. Dizer que tenho muito a retribuir ao Cruzeiro, levar o Cruzeiro aonde ele merece estar. Temos muito trabalho pela frente. Peço ao torcedor que se conecte outra vez ao clube, ir ao estádio, porque vamos precisar de muita força e união. Temos muito trabalho e ambição para fazer o Cruzeiro novamente. Não temos nada que comemorar ainda, mas temos muita ambição”, disse Ronaldo durante uma live realizada no Instagram.
O presidente do Cruzeiro, Sérgio Rodrigues, também comemorou o acordo durante a transmissão. “O clube que revelou o Ronaldo para o mundo, agora o Ronaldo está abrindo as portas para o mundo de novo. Um trabalho muito bem feito e costurado há um tempo. Já conhecido como presidente, agora acionista majoritário do Cruzeiro SAF.”
— Ronaldo Nazário (@Ronaldo) December 18, 2021
Nação Azul, vocês são F E N O M E N A I S !!!!!
— Cruzeiro ? (@Cruzeiro) December 18, 2021
Vale lembrar que Ronaldo Fenômeno também é dono do Real Valladolid, clube que atualmente disputa a segunda divisão do Campeonato Espanhol. O ex-atacante adquiriu 51% das ações do clube por 30 milhões de euros, em 2018.
RONALDO FENÔMENO NO CRUZEIRO:
Ronaldo iniciou a carreira como jogador de futebol com a camisa do Cruzeiro, em 1993. Pelo clube mineiro, o atacante atuou até 1994, quando foi vendido ao PSV, da Holanda, em uma negociação que movimentou algo torno dos 6 milhões de dólares. Pela Raposa, o jogador disputou 47 jogos e marcou 44 gols, segundo dados do site oGol.com.
Ao longo da carreira, teve passagens marcantes por Barcelona, Inter de Milão, Real Madrid, Milan e Corinthians, onde pendurou as chuteiras. O Fenômeno também disputou quatro edições da Copa do Mundo com a seleção brasileira, sendo campeão duas vezes – 1994 e 2002 – além de ter ajudado o Brasil a chegar na final do mundial de 1998.