Porto goleia Benfica e avança às quartas da Taça de Portugal
Benfica foi goleado pelo Porto tomando três gols no primeiro tempo e acabou sendo inferior mesmo com um a mais na etapa complementar
Porto3-0 Benfica Taça da Liga de Portugal 2021/22 - Quartas de Final
Jorge Jesus ficou ainda mais pressionado no cargo do comando técnico do Benfica nesta quinta-feira (23) pois a equipe foi goleada pelo Porto por 3 a 0, sendo eliminada da Taça de Portugal nas oitavas de final.
O início não poderia ter sido pior para o torcedor do Benfica pois o placar foi aberto aos 30 segundos. Após lançamento de lateral na área, um desvio na primeira trave de Taremi acabou parando para Evanilson tocar no gol vazio.
Seguindo dominante, o Porto quase marcou o segundo aos 5′ com João Mário aproveitando cruzamento rasteiro de canhota, com desvio, exigindo grande defesa do goleiro Helton Leite.
Mas logo no minuto seguinte, Helton Leite falhou ao afastar bola após cruzamento de escanteio e Vitinha pegou rebote para bater por cobertura e ampliar a vantagem do Porto sobre o Benfica.
Aos 11′, um contra-ataque quase fatal, onde Vitinha acionou Evanilson na área e o brasileiro abriu espaço para finalizar, mas acabou caindo e pediu pênalti.
Depois de 15 minutos, o Benfica finalizou na primeira vez e Darwin Nuez foi lançado nas costas da defesa para driblar a zaga e tocar na saída do goleiro. No entanto, o VAR analisou e marcou impedimento de milímetros.
O restante da etapa inicial ficou marcado por um Porto sendo totalmente controlador das ações, mesmo com a vantagem de dois gols. Por isso, foi natural que o placar fosse ampliado aos 30′ com Luis Díaz sendo lançado em velocidade e invadindo a área para Evanilson receber e bater no gol vazio.
Ainda no primeiro tempo, duas oportunidades de ouro para o Porto. Aos 36′, Taremi acionou Evanilson e o brasileiro invadiu a área, mas adiantou demais e Helton Leite cortou antes que Díaz recebesse. E aos 41′, Luis Díaz driblou Helton Leite, mas demorou para finalizar e Otamendi cortou.
Aos 45′ do primeiro tempo, o principal destaque do jogo expulso: Evanilson cometeu falta dura em cima de João Mário no meio-campo e deixou o Porto com um a menos.
João de Deus apostou em Everton Cebolinha e Yaremchuk para o segundo tempo com o Benfica tendo um jogador a mais. Logo no primeiro minuto, Yaremchuk recebeu cruzamento na área e exigiu defesa de Marchesín.
Mas o Porto logo retomou o protagonismo e, no contragolpe, Zaldu disparou na direita para invadir a área e cruzar para Taremi escorar na trave, chegando perto do quarto gol.
Posicionado defensivamente, o Porto sofreu muito pouco no restante da etapa complementar. Aos 22′, uma chance rara do Benfica foi desperdiçada com Grmilado batendo escanteio na direita com desvio, sobrando para Otamendi receber livre e cabecear para fora.
No final do jogo, Otamendi conseguiu furar o bloqueio defensivo após escanteio curto ao subir livre para cabecear e marcar, mas o VAR anulou novamente por impedimento de 34cm dentro da área de Pizzi, responsável pelo cruzamento da esquerda.
O Benfica ainda tentou buscar o gol com sete minutos de acréscimos, mas seguiu insistindo bastante nos cruzamentos na área. Ao todo, foram 36, com efetividade de apenas 17%.
Para completar a situação negativa do Benfica, o zagueiro Otamendi recebeu segundo cartão amarelo após dividida com Luis Díaz na esquerda e foi expulso antes do apito final.
Como se não bastasse a expulsão, o Porto conseguiu marcar mais um gol, aos 52 minutos do segundo tempo com Fábio Cardoso, mas o impedimento foi marcado e o jogo terminou com 3 a 0.
FICHA TÉCNICA
PORTO 3-0 BENFICA
Data: 23/12/2021, 17:45
Estádio: Estádio do Dragão
Gols: 1T 1′ Evanilson (Porto); 1T 7′ Vitinha (Porto); 1T 31′ Evanilson (Porto)
Substituições – Porto: Sérgio Oliveira (Otávio); Wendell (Taremi); João Marcelo (Luis Diaz); Toni Martínez (Vitinha)
Substituições – Benfica: Everton (Gilberto); Yaremchuk (Taarabt); Seferovic (D.Nunez); Pizzi (Almeida); Lazaro (J.Mário)
Porto (4-4-2): Marchesin: João Mário, Mbemba, Fábio Cardoso, Sanusi; Otávio, Uribe, Vitinha, Luis Diaz; Evanilson, Taremi
Benfica (3-4-1-2): Helton Leite; André Almeida, Otamendi, Vertonghen; Gilberto, Weigl, Taarabt, Grimaldo; João Mário; Rafa Silva, Darwin Nuñez
LEIA TAMBÉM
Presidente do Braga crava futuro de Carlos Carvalhal, alvo do Flamengo
CBF quer discutir Fair Play Financeiro em 2022; entidade sofre pressão de clubes
Mercado da Bola: Botafogo renova contrato com Gatito Fernández
Botafogo prorroga contrato do Estádio Nilton Santos até 2051
Reforço? Atlético toma decisão sobre a contratação de Edenílson, do Inter
Mercado da Bola: Vasco anuncia a saída de Ricardo Graça
No radar do Palmeiras, Coutinho pode ser envolvido em troca de jogadores entre Barcelona e Arsenal