Chefão da Mercedes defendeu o piloto britânico, vice-campeão da Fórmula 1
Depois de Susie Wolff, foi a vez do chefão da Mercedes, Toto Wolff, sair em defesa de Lewis Hamilton. O piloto britânico foi prejudicado na disputa pelo título da Fórmula 1, segundo a opinião do dirigente.
Além disso, Toto afirmou que não teve diálogo com o diretor de provas da FIA, Michael Masi, após o término da competição mundial.
“Não me interessa conversar com Michael Masi. As decisões que aconteceram nos últimos quatro minutos da corrida roubaram Lewis Hamilton de um merecido campeonato mundial”, disparou.
Hamilton ficou com o vice-campeonato da Fórmula 1 após ser ultrapassado por Max Verstappen, na última volta do Grande Prêmio de Abu Dhabi.
A diferença entre os pilotos era de dez segundos. A distância, entretanto, foi reduzida a quase zero, em virtude de um acidente protagonizado por Nicolas Latifi, da Williams.
A batida exigiu bandeira amarela, além da vinda de um safety car, o que reorganizou os carros deixando-os lado a lado.
Antes do recomeço, Michael Masi autorizou ultrapassagem assim que a corrida reiniciasse. A decisão enfureceu os profissionais da Mercedes. No fim das contas, Verstappen ultrapassou Hamilton e ficou com o título.
“Sua pilotagem (de Hamilton), principalmente nas últimas quatro corridas, foi sem erros. Teve uma liderança incontestável no domingo em Abu Dhabi desde o início. Roubá-lo na última volta é inaceitável”, avaliou Toto Wolff.
“É por isso que, por um ponto de vista pessoal e profissional, meus valores e meu senso de integridade não são compatíveis com as decisões tomadas no domingo”, prosseguiu.
“Está a cargo da FIA decidir como essas decisões, essas situações, podem ser evitadas”, continuou o dirigente austríaco.
Toto Wolff também elogiou Verstappen. “Eu estaria tranquilo com Max Verstappen e a Red Bull vencendo o campeonato no domingo. A situação não tem nada a ver com Max. Ele é um campeão digno, sua pilotagem é excepcional”, disse.
Além disso, reconheceu o valor da escuderia Red Bull. “A Red Bull é uma competidora feroz. Tenho muito respeito pelas pessoas que trabalham lá, não tem nada a ver com eles”, declarou.
Última prova da Fórmula 1 vai ser reavaliada
Nesta quarta (15), a FIA disse que vai efetuar uma reavaliação detalhada do resultado final do Grande Prêmio de Abu Dhabi.
“Eu adoraria sentar aqui e evitar todas essas discussões e o dano que foi feito ao esporte pelas decisões de domingo. Então a FIA precisa decidir como seguir”, opinou Toto Wolff.
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
“Tivemos um bom diálogo com a FIA nos útlimos dias e confio que a comissão vai formular, junto aos competidores e pilotos, as decisões certas e ações que evitem o mesmo cenário no futuro”, finalizou.
Leia também:
Fórmula 1: Mercedes toma decisão polêmica após derrota de Hamilton para Verstappen
Fórmula 1: Ex-presidente da FIA fala sobre perseguição a Hamilton
Fórmula 1: esposa de Toto Wolff faz post polêmico sobre Hamilton
Fórmula 1: Verstappen estabelece nova marca e supera lenda