NFL anuncia a morte do lendário treinador John Madden
Segundo o comunicado o treinador hall of famer e campeão do Super Bowl morreu de forma inesperada na manhã desta terça-feira
Segundo o comunicado o treinador hall of famer e campeão do Super Bowl morreu de forma inesperada na manhã desta terça-feira
O mundo do futebol americano está de luto. A NFL anunciou que o lendário ex-treinador John Madden morreu na manhã desta terça-feira (28). O histórico técnico do – na época – Oakland Raiders tinha 85 anos.
Segundo o comunicado da liga, Madden faleceu de forma inesperada.
“Em nome de toda a família da NFL, estendemos nossas condolências a Virginia, Mike, Joe e sua famílias”, escreveu Roger Goodell, comissário da NFL, em comunicado. “Todos nós conhecemos ele como o treinador do Hall da Fama do Oakland Raiders e comentarista que trabalhou em todas as grandes emissoras, mas mais do que tudo, ele era um marido, pai e avô dedicado”.
“Ninguém amava mais o futebol americano do que o Coach. Ele era futebol americano”, continua Goodell. “Ele foi uma incrível caixa de ressonância para mim e tantos outros. Nunca haverá outro John Madden e estaremos sempre em dívida por tudo o que ele fez para tornar o futebol americano e a NFL no que é hoje”.
Carreira de Madden como treinador e comentarista de NFL
John Madden começou a sua carreira como treinador principal do Oakland Raiders aos 33 anos, na temporada de 1969. Anteriormente, ele tinha sido técnico de Linebackers do time por duas temporadas até ser promovido para o posto em que foi consagrado.
Antes da NFL, Madden foi coordenador defensivo na universidade de San Diego State, técnico principal e assistente na Allan Hancock College.
Em 10 anos como técnico dos Raiders, a lenda do futebol americano somou 103 vitórias, 32 derrotas e sete empates, com aproveitamento de 75,9% de vitórias. Considerando apenas a porcentagem de vitórias, Madden teve o segundo maior aproveitamento na história da liga, segundo o Pro Football Reference. Ele só fica atrás de Guy Chamberlain, com 78,4%.
Madden levou os Raiders ao título do Super Bowl XI, na temporada 1976, ao bater o Minnesota Vikings por 32 a 14. Naquela temporada, o técnico levou a equipe de Oakland a um recorde 73-1.
Após a temporada 1978, aos 42 anos, Madden deixou de ser técnico da NFL. Posteriormente, ele foi nomeado ao Hall da Fama do futebol americano na classe de 2006.
A partir de 1979, o agora ex-treinador demonstrou todo o seu conhecimento como comentarista de futebol americano na televisão, até 2008. Primeiramente, começou a sua nova carreira na CBS, onde permaneceu até 1994. Depois, comentou as partidas na FOX de 1994 a 2002. Logo depois, Madden tornou-se analista do Monday Night Football da ABC. Por fim, de 2006 a 2008, ele analisou os jogos do Sunday Night Football da NBC.
Um dos grandes legados de John Madden nas transmissões foi a utilização do telestrator. Madden popularizou o uso do dispositivo utilizado para sobrepor as imagens do jogo com diagramas de luz. Por causa dele, o uso do telestrator se tornou bastante popular em todos os esportes.
LEIA TAMBÉM
NFL: Bruce Arians, treinador principal dos Buccaneers, testa positivo para COVID-19
NFL: Tom Brady se torna o jogador com mais idas ao Pro Bowl na história da liga
NFL divulga os jogadores selecionados para o Pro Bowl
Neymar brinca sobre comprar o Santos e “escala” Lucas Lima: “Já pensou?”
Em alta no Palmeiras, Abel Ferreira recebeu sondagem do Benfica antes da saída de Jorge Jesus