Armador do Los Angeles Lakers entrou para os livros de história da NBA… mas pelo motivo errado desta vez
Ágil, versátil e bastante atlético, o armador dos Lakers, Russell Westbrook nunca foi, contudo, conhecido por proteger bem uma bola de basquete. E isso se traduz nos números. Na partida do último domingo, contra o Chicago Bulls, Westbrook chegou ao 400º jogo seguido cometendo, ao menos, um turnover na NBA. Ou seja, o camisa número zero perde a posse de uma bola de maneira consecutiva em temporada regular desde 2016!
Na verdade, o último jogo de Westbrook sem turnovers aconteceu em 14 de março daquele ano contra os Blazers. O armador ainda atuava pelo Oklahoma City Thunder e conseguiu um triplo-duplo na vitória por 128 a 94. De lá para cá, portanto, são 400 partidas cometendo erros com a posse de bola para o jogador de 33 anos.
Vale dizer que, neste meio tempo, Westbrook conseguiu passar ‘ileso dos turnovers‘ por uma partida quando atuava pelo Houston Rockets, em 2020. No entanto, o duelo contra o Oklahoma City Thunder era válido pelos playoffs e, por isso, não entra nas estatísticas referentes à temporada regular da NBA.
Westbrook, o REI dos turnovers?
De fato, os números de Russell referentes a perdas de bola ao longo da carreira são precocupantes. Com apenas 14 temporadas disputadas, o armador já é o 4º na lista com mais turnovers em toda a história da NBA (4034). Vale dizer que o líder dessa lista indigesta é LeBron James, com 4662, ao longo de 18 temporadas.
Além disso, o companheiro de James nos Lakers é o que mais rapidamente atingiu a marca de 4.000 turnovers na história. Ele precisou de apenas 966 jogos para isso. Ou seja, 184 a mais que LeBron, na segunda posição da lista.
Quer mais? Westbrook detém a PIOR média de perdas de bola da história da NBA, com 4,1 por jogo. Nesta temporada, sua média é ainda inferior, com 4,5 desperdícios de posse por partida. Por fim, ele também lidera o ranking de atleta com mais jogos acima dos CINCO turnovers. Veja abaixo:
Top 5 players with the most 5+ turnovers games in NBA history :
1. Russell Westbrook 383
2. Lebron James 370
3. James Harden 327
4. Karl Malone 282
5. Allen Iverson 272 pic.twitter.com/OUFC8HP5yG— Real Talk 🏀 (@Real7Talk) December 10, 2021
Enfim, mesmo que Wetbrook não cometa mais nenhum turnover nos próximos 51 jogos da da temporada regular, ele continuará a liderar a lista das piores médias de turnover por jogo (4,1) na história da NBA.
Trata-se de um jogador com muitos atributos, mas que definitivamente não consegue segurar a bola. Tal problema, assim como sua falta de precisão nas bolas de três, era uma preocupação dos Lakers quando o armador se tranferiu para a franquia. Enfim, Westbrook é um jogador talentoso. Não à toa, detém o recorde da NBA em triplos-duplos (na história, com 189, e em uma só temporada, com 42).
Dessa vez, porém, ele acabou indo parar nos livros de história por um motivo amargo…
LEIA MAIS:
NBA: Após final ‘trágico’ em derrota dos Lakers, Westbrook se irrita com pergunta de repórter
NBA: Veja a cesta que fez Steph Curry quebrar o recorde de bolas de 3
NBA: Damian Lillard faz post criticando jornalista da ESPN por matéria: “Fofoca”
NBA: Luka Doncic, dos Mavericks, fala sobre problemas com o peso: ‘Sei que preciso melhorar’