Na mira do Flamengo, Marcelo Gallardo tem comissão técnica “gigante” desde 2012; conheça os nomes
Marcelo Gallardo tem contrato como River Plate até o fim da atual temporada
Marcelo Gallardo tem contrato como River Plate até o fim da atual temporada
A chegada de Marcelo Gallardo pode ser o primeiro passo da diretoria reformular a comissão técnica do Flamengo. Após as demissões de Renato Gaúcho, Alexandre Mendes e Marcelo Salles, a expectativa é que outros profissionais sejam desligados até o fim deste ano.
O Torcedores.com apurou que diversos profissionais da atual comissão técnica ainda não sabem se irão permanecer no Flamengo. O clima de incerteza tomou conta do departamento de futebol nos últimos dias.
Fato é, que, independentemente de quem for contratado, os dirigentes entendem que é uma excelente oportunidade para “limpar a área”, segundo disse um funcionário, que vive o dia do clube, à reportagem.
Caso venha a comandar o Flamengo na próxima temporada, Marcelo Gallardo não pretende abrir mão dos profissionais que formam sua comissão técnica fixa desde 2012. Juntos, conquistaram 14 títulos somadas passagens por Nacional-URU e River Plate-ARG.
Nesse ínterim, venceram a Recopa Sul-Americana (2015, 2016 e 2019), Copa Libertadores da América (2015 e 2018), a Copa Sul-Americana (2014), a Copa Suruga Bank (2015), a Supercopa da Argentina (2018 e 2020), o Campeonato Argentino (2021), a Copa da Argentina (2016, 2-17 e 2019) e o Campeonato Uruguaio (2012). O Torcedores.com mostra quem faz parte do time do argentino. Confira!
Matías Biscay – Auxiliar técnico
Ex-zagueiro do River Plate, ele é da mesma geração que revelou Marcelo Gallardo. Após pendurar as chuteiras, fez o curso UEFA Pro na Argentina. Desde então se tornou o “braço direito” do treinador. Posteriormente, visitaram diversos clubes da Europa. A parceria continuou quando “El Muñeco” iniciou sua trajetória no Nacional e teve sequência no River Plate. É considerado o estrategista da comissão técnica.
Hernán Burján – Auxiliar técnico
Ex-volante do River Plate, também surgiu para o futebol atuando ao lado de Marcelo Gallardo. Porém, pendurou as chuteiras após passar por clubes menores do futebol argentino. Em 2012, foi convidado pelo treinador para trabalhar no Nacional. É o responsável por montar os treinos táticos da equipe.
César Zinelli – Auxiliar técnico
É funcionário do River Plate desde 2012. Nesse ínterim, foi o coordenador de captação do clube. E mais tarde foi promovido a coordenador geral das divisões de base. Posteriormente, foi puxado por Marcelo Gallardo para integrar a comissão técnica em 2014. Nesse ínterim, passou a ser responsável por lapidar os ídolos Gonzalo Montiel e Exequiel Palacios.
Pablo Dolce – Preparador físico
Com passagem por clubes da Argentina, México e Uruguai. Pablo Dolce é o chefe da preparação física do River Plate. Além disso, é conhecido pelo papel de liderança e na motivação do elenco. Seu trabalho é pautado em buscar gatilhos emocionais para contornar crises e incentivar ainda mais os atletas.
Diego Gamalero – Preparador físico
Foi preparador físico da seleção da Costa Rica na Copa do Mundo de 2014. Nesse ínterim, virou referência em trabalhos voltados para a resistência, força e ganho de massa muscular. Iniciou a carreira no esporte atuando em clubes de rúgbi. Posteriormente, trabalhou em clubes da Argentina, Chile e Uruguai.
Alberto Montes – Preparador de goleiros
Ex-goleiro do River Plate, foi reserva de Ney Pumpido, na conquista da Copa Libertadores da América de 1986. Posteriormente, venceu inúmeras vezes o Campeonato Argentino. É, portanto, uma lenda no clube. É considerado um dos melhores preparadores de goleiros do futebol argentino. Afinal, formou Germán Lux e Franco Armani.
Nahuel Hidalgo – Analista de desempenho
É responsável por auxiliar nos treinamentos e na preparação para as partidas. Além disso, é responsável por traçar as estratégias para os jogos. Considerado “fominha”, Nahuel assiste a todos os jogos antes de compilar os relatórios para Marcelo Gallardo. Tem papel importante na comissão técnica por ser o “cara” da tecnologia.
Sandra Rossi – Médica
Formada nos Estados Unidos, é especialista em neurociência, biomecânica e psicologia de alto rendimento. E, portanto, considerada peça fundamental na comissão técnica de Marcelo Gallardo por forjar a “mentalidade vencedora” do elenco. Conhecida como “La Mamá de River” (a mãe do River), comandou a reestruturação do departamento médico do River Plate em 2014.
Pablo Nigro – Psicólogo
É a grande responsável por essa força ganhadora que o River Plate tem hoje. Afinal, ele conseguiu conscientizar o time a não jogar de forma apavorada. E também e não corre de qualquer jeito, mesmo em situações adversas. Além disso, a equipe não fica desesperada em campo mesmo quando está atrás no marcador. O objetivo da presença do dele é a “implementação da cultura de mentalidade campeã”.