Jesualdo Ferreira está livre no mercado da bola desde junho quando foi demitido do Boavista
Jesualdo Ferreira foi oferecido ao Flamengo nos últimos dias, mas a diretoria sequer abriu conversas sobre a possibilidade de o ex-técnico do Santos assumir o lugar de Renato Gaúcho, demitido após perder para o Palmeiras o título da Copa Libertadores da América.
O Torcedores.com apurou que o treinador português estava na lista de opções do vice-presidente de futebol Marcos Braz e do executivo de futebol Bruno Spindel. A princípio, o nome foi apresentado por Bruno Macedo que também é empresário de Jorge Jesus e Carlos Carvalhal.
Apesar da experiência internacional, os dirigentes rubro-negros ficaram receosos com o trabalho abaixo das expectativas à frente do Santos em 2020. Por ter um elenco recheado de estrelas, o Flamengo não quis arriscar, por isso não abriram negociação.
Além de Jesualdo Ferreira – que foi oferecido -, André Villas-Boas, quer comandar uma seleção na Copa do Mundo do Catar, Leonardo Jardim, descartou, e Marcelo Gallardo renovou com o River Plate, foram alguns profissionais procurados pelo Flamengo.
Ainda segundo apurou a reportagem, o Flamengo só trabalha nos bastidores com dois nomes oficialmente: Carlos Carvalhal e Jorge Jesus. Mas, mesmo com negociações em andamento, o clube está analisando outros nomes preferencialmente livres no mercado.
Por isso, Maurício Souza irá comandar o time no início do Campeonato Carioca. O objetivo é ganhar mais tempo para encontrar o nome ideal. O problema, porém, é que a demora está retardando a busca por reforços.
Jesualdo Ferreira deixou o Santos com salários de R$ 650 mil por mês. Com o restante da comissão técnica, os auxiliares Rui Águas e Daniel Gonçalves, o preparador físico José Pedro Pinto e o analista de desempenho Pedro Bouças, o valor subia para R$ 1 milhão.
Jesualdo Ferreira quase foi contratado por rivais do Flamengo
Após deixar o Santos, Jesualdo Ferreira chegou a receber procura de outros clubes brasileiros. O Botafogo e o Vasco chegaram a sondar o treinador. A conversa com eles, contudo não foi adiante e pouco tempo depois foi contratado pelo Boavista, de Portugal.
Procurado pelo Torcedores.com, o estafe de Jesualdo Ferreira confirmou que está se movimentando no mercado da bola a fim de encontrar uma nova equipe. Além do Flamengo, o veterano teve o nome cotado para comandar a seleção venezuelana.
Entretanto, a Federação Venezuelana de Futebol fechou a contratação de José Pékerman, ex-técnico da Argentina e Colômbia, para o lugar do português José Peseiro. Atualmente, Jesualdo Ferreira está livre no mercado após ser demitido do Boavista.
A carreira de Jesualdo Ferreira
Aos 75 anos, Manuel Jesualdo Ferreira já passou pelo Benfica, Porto, Sporting, Braga, Estrela da Amadora, Alverca e Boavista. Além do Santos, no exterior, ele comandou o Al-Sadd, do Qatar, Zamalek, do Egito, Panathinaikos, da Grécia, Málaga, da Espanha, FAR Rabat, do Marrocos e Bordeaux, da França.
O treinador, nesse ínterim, colocou 13 conquistas no seu currículo. As taças mais recentes foram conquistadas na temporada 2014/2015: o Campeonato Egípcio e a Copa do Egito. Os títulos mais relevantes foram o Campeonato Português (2006/2007, 2007/2008 e 2008/2009), a Taça de Portugal (2008/2009 e 2009/2010) e a Supertaça de Portugal (2009/2010).