Mohammed ben Sulayem será o primeiro não-europeu a presidir a FIA e teve 61,6% dos votos
Nesta sexta-feira (17), a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) definiu qual é seu novo presidente em eleição realizada na Assembleia Geral da entidade: trata-se do árabe Mohammed ben Sulayem, de 60 anos de idade, ex-piloto de rali.
Sulayem é natural dos Emirados Árabes Unidos e vai assumir o lugar do francês Jean Todt, que presidiu o principal órgão regulador do esporte a motor no mundo nos últimos 12 anos.
No pleito, o emiradense derrotou o britânico Graham Stoker, que era o candidato da situação e atual vice-presidente da gestão Todt. Mohammed ben Sulayem será o primeiro não-europeu a presidir a FIA e teve 61,6% dos votos.
14 vezes campeão do Campeonato de Rali do Oriente Médio, Sulayem foi o primeiro árabe eleito ao Conselho Mundial da FIA em toda história. Em 2009, ele foi um dos responsáveis pela inclusão do GP de Abu Dhabi ao calendário da Fórmula 1.
“Eu pretendo criar caminhos melhores e mais acessíveis para jovens pilotos. Essa é a mudança. Você não pode apenas repetir o que o presidente anterior fez, porque não vai funcionar. Os desafios são diferentes”, disse em julho ao Motorsport.
“Como eu disse, o panorama está mudando, mas isso não me fará mudar do principal: criar caminhos melhores e mais acessíveis para os jovens”, finalizou Sulayem na ocasião.
LEIA TAMBÉM
Ana Thaís Matos chora ao vivo no Sportv ao relembrar condenação de Robinho por estupro na Itália
Cena surreal! Jogadores sobem até as arquibancadas para brigar com torcedores; assista
Entenda como funciona a incrível “maldição do Grêmio” com campeões da Libertadores
Campeonato Italiano: Brasileiro aparece entre os candidatos a pior jogador estrangeiro do ano