Fortaleza conseguiu um sucesso espetacular na temporada 2022 e fez história para o futebol nordestino com classificação para a próxima Libertadores
Um técnico argentino que revolucionou a estrutura do futebol nordestino, uma vaga inédita à próxima Libertadores e a melhor campanha da história no Brasileirão e na Copa do Brasil. A temporada 2021 do Fortaleza ficará marcado para sempre na memória do torcedor.
Com todas essas conquistas, o torcedor agora almeja que o clube nordestino alcance um novo patamar no futebol brasileiro e Sul-Americano, com a disputa da fase de grupos da Libertadores em 2022, chegada de reforços e manutenção da comissão técnica.
Mas enquanto o próximo ano não chega, o Torcedores.com aproveita esse momento para relembrar sete momentos marcantes na temporada do Leão do Pici em 2021.
1. Contratação de Juan Pablo Vojvoda
A temporada do Fortaleza começou sem grandes perspectivas pois o início foi complicado e desagradou o torcedor. Na Copa do Nordeste, a equipe acabou sendo eliminada pelo Bahia nas semifinais e viu o grande rival regional avançar à decisão. Na Copa do Brasil, acabou avançando contra o Ypiranga de Erechim com placar magro de 1 a 0 e gol em bola parada.
Essa falta de desempenho e a eliminação no regional fizeram com que a desconfiança do torcedor chegasse na diretoria, que optou pela demissão do técnico Enderson Moreira e a contratação do argentino Juan Pablo Vojvoda, recomendado pelo trabalho feito no Unión La Calera, do Chile. Esta contratação acabou surpreendendo rivais locais e nacionais, se transformando em grande trunfo na temporada.
2. Tricampeonato invicto do Campeonato Cearense
Enquanto a campanha na Copa do Nordeste foi encerrada antes do previsto, sob comando de Vojvoda, o Fortaleza conseguiu o tricampeonato inédito do Cearense com uma campanha irretocável desde o início, com goleada diante do Caucaia. Ainda com técnico interino, empates sem gols contra Ferroviário e Pcajus.
Mas na estreia do novo técnico argentino, uma goleada incrível de 6 a 1 contra o Crafo. Depois, conseguiu vencer o clássico diante do Ceará por 2 a 0 e se classificou às semifinais. Por fim, goleada diante do Icasa por 6 a 0 para fechar a segunda fase como melhor equipe da competição.
O adversário nas semifinais foi o Atlético Cearense em jogo único, mas o Fortaleza novamente foi avassalador com 6 a 0. Na final, diante do Ceará e com vantagem do empate, conquistou o título invicto com 0 a 0 no placar da decisão.
3. Recordes históricos no início do Brasileirão
Os primeiros momentos do Fortaleza no Brasileirão 2021 já indicavam que a campanha seria histórica. Ao vencer o Atlético-MG fora de casa na rodada inicial, o elenco atual ficou responsável pela última vitória fora de casa em estreias do Fortaleza na história do campeonato.
Além disso, conseguiu uma goleada histórica diante do Internacional por 5 a 1, fechando uma rodada do Brasileirão na liderança pela primeira vez na história. Na terceira rodada, conseguiu outro feito histórico ao ser o primeiro nordestino com três vitórias nos três primeiros jogos do Brasileirão, após vencer o Sport.
4. Tabus quebrados contra equipes paulistas
O Fortaleza também conseguiu no início do Brasileirão quebrar dois tabus significativos: o primeiro deles foi na vitória diante do Corinthians, encerrando um jejum de 16 anos sem vencer o Timão.
Logo em seguida, voltou a vencer o São Paulo no Morumbi após mais de 10 anos. Por fim, quebrou a invencibilidade do Red Bull Bragantino e conseguiu a quarta vitória consecutiva no Brasileirão.
5. Classificação inédita às semifinais da Copa do Brasil
Um dos momentos mais memoráveis do torcedor do Fortaleza na temporada certamente foi a classificação às semifinais da Copa do Brasil em duelo contra o São Paulo, comandando por Hernán Crespo, formando assim um confronto entre técnicos argentinos.
No jogo de ida disputado no Morumbi, o São Paulo conseguiu abrir vantagem de 2 a 0 e estava encaminhando sua vaga às semifinais com dois gols de Rigoni. Porém, o Fortaleza conseguiu aproveitar falha de Tiago Volpi e buscou o empate nos acréscimos com Yago Pikachu e Romarinho.
No duelo de volta, a situação foi mais tranquila para o tricolor cearense e o Leão avançou às semifinais da Copa do Brasil pela primeira vez na história, sendo impositivo e dominando o jogo de volta abrindo 3 a 0 com Ronald, Henríquez e David. O São Paulo descontou apenas no fim com Gabriel Sara, mas o placar agregado terminou em 5 a 2 para o Fortaleza.
6. Classificação inédita à Libertadores
Depois de um susto em novembro com a queda de rendimento da equipe, após a eliminação nas semifinais da Copa do Brasil diante do Atlético-MG com goleada de 4 a 0 no jogo de ida, o Fortaleza conseguiu se recuperar em dezembro e alcançou o maior feito da temporada: sua classificação inédita à Conmebol Libertadores.
O feito foi alcançado com uma Arena Castelão lotada, embalado no retorno 100% da torcida aos estádios brasileiros, em vitória diante do Juventude por 1 a 0. Aquela noite também foi histórica pelo fato do Fortaleza ter conseguido sua maior pontuação da história em Campeonatos Brasileiros.
Dois dias depois, o Bahia venceu o Fluminense na sequência da rodada e sacramentou o Fortaleza na fase de grupos da principal competição de futebol das Américas.
7. Virada no clássico contra o Bahia, G4 na tabela final e rebaixamento do rival
O último jogo da temporada do Fortaleza não poderia ter sido melhor para o torcedor do Leão. Em mais uma forte atuação na Arena Castelão lotada, a equipe conseguiu virar o clássico diante do Bahia por 2 a 1 em segundo tempo marcante para o torcedor.
Além de ter conseguido encerrar o Brasileirão no G4, um feito inédito para o futebol nordestino, contou ainda com a vitória do Juventude sobre o Corinthians para rebaixar o Bahia, devolvendo a eliminação na Copa do Nordeste no início da temporada.
LEIA TAMBÉM:
Benevenuto, Messias e mais: veja 5 zagueiros baratos que cabem no Corinthians
Gabigol, Borja e mais: confira os jogadores que mais perderam chances de gol no Brasileirão
Mercado da Bola: veja 5 destaques do Campeonato Argentino que podem pintar no seu time
Moisés, Guilherme e mais: confira 5 brasileiros que atuam na Ásia e podem pintar no seu time
Amigo secreto do Neymar tem cofre, meia e camisas de Palmeiras e Flamengo; veja os presentes
Daronco critica programas esportivos e Central do Apito: “Nem eles se acertam”
Cadê os reforços? Veja qual é a ideia do Flamengo no mercado da bola
Palmeiras: Velloso critica chegada de Navarro e exalta atacante ignorado do elenco