Fortaleza é o 4º time do Nordeste a disputar a Libertadores; veja lista
Leão do Pici garantiu vaga inédita na Libertadores de 2022 após vitória por 1 a 0, no Castelão, contra o Juventude
O Fortaleza fez história na noite de sexta-feira (3). Isso porque, com o triunfo pelo placar mínimo diante do Juventude, a equipe cearense garantiu uma vaga inédita na Libertadores da América. Valentín Depietri foi o herói da classificação, com gol já na reta final do duelo. O Leão do Pici já havia participado a Copa Sul-Americana, em 2020, mas jamais tinha conseguido se credenciar para a disputa do principal torneio do continente.
De quebra, o Fortaleza também se tornou a primeira equipe do Nordeste a conquistar a vaga para a Liberta por meio dos pontos corridos do Brasileirão. Antes do Leão, outros três times da região jogaram a competição, mas nenhum deles se classificou com uma campanha tão consistente no campeonato nacional. O Fortaleza, agora, briga para terminar em 4º e, assim, conseguir uma vaga diretamente na fase de grupos da Libertadores. O time é 5º colocado no momento, mas está apenas um ponto atrás do Corinthians. Restam duas rodadas no Brasileirão.
ACABOOOOOOOOOOOOOOOOU! VENCEMOS O JUVENTUDE, POR 1 A 0, COM GOL DE DEPIETRI NUM CASTELÃO LOTADOOOOOO E ESTAMOS NA PRÉ-LIBERTADORES DA AMÉRICA! 😍😍😍😍😍 pic.twitter.com/QY7SrfGezV
— Fortaleza Esporte Clube 🦁 (@FortalezaEC) December 4, 2021
Times do Nordeste na Libertadores
O Fortaleza será, em 2022, o quarto time nordestino a participar de uma edição da Libertadores. O Bahia é o time da região com mais presenças no torneio continental: são três, em 1960, 1964 e 1989. Na primeira participação, aliás, a equipe era a atual campeã da Taça Brasil. Já em 1989, o Bahia conseguiu a melhor campanha da história de um time do Nordeste na Libertadores. Após liderar seu grupo, o Tricolor de Aço passou pelo Universitário-PER, nas oitavas, antes de cair apenas na fase de quartas de final contra o Internacional de Porto Alegre.
Em 1968, o Náutico também participou da Liberta devido à Taça Brasil. O Timbu foi vice-campeão em 1967, perdendo a final para o Palmeiras. Por fim, o Sport é o terceiro nordestino dessa lista, com participações em 1988 e 2009 — e, até este ano, o último a conseguir a proeza de jogar uma Libertadores. Em 2008, o time pernambucano foi campeão da Copa do Brasil, batendo o Corinthians na grande final. Já na competição continental, liderou o grupo A, que contava com o Palmeiras. Nas oitavas, no entanto, o Sport voltou a encarar o Alviverde e acabou eliminado nos pênaltis.
LEIA MAIS:
Em reencontro com ex-clube, Alan Ruschel dedica vitória às vítimas do acidente com a Chape
Record é DETONADA nas redes por chamada para estaduais de 2022; veja
Flamengo é o time que mais finaliza no Brasileirão 2021; veja ranking
Futebol paulista: duas equipes do interior de SP devem trocar de cidade