Fórmula 1: Novidade no GP de Abu Dhabi promete uma corrida emocionante
Novidade no GP de Abu Dhabi promete apimentar decisão da Fórmula 1 entre Hamilton e Verstappen
A Fórmula 1 chega para o final decisivo da temporada com Max Verstappen e Lewis Hamilton empatados por pontos com o holandês tendo a vantagem de uma vitória a mais na temporada. E como se não houvesse emoção suficiente no próximo fim de semana, uma novidade para o GP de Abu Dhabi promete fazer com que a corrida derradeira ganhe ainda mais emoção.
Depois de algumas críticas, a organização do GP de Abu Dhabi, decidiu fazer mudanças no traçado do circuito de Yas Marina para 2021 com o objetivo que a pista fique mais rápida e dê mais oportunidades de ultrapassagens. As maiores diferenças estão nas curvas 5 e 6, que foram adiantadas e o grampo que foi alterado. As curvas 11 a 14 tornaram-se curvas de 180 graus, além de algumas outras curvas terem sido mais abertas, para permitir que os pilotos alcancem velocidades mais altas no ápice.
Com todas essas mudanças, acredita-se que o circuito de Yas Marina proporcione que os pilotos andem cerca de 14 segundos mais rápido em relação à corrida de 2020, fazendo assim com que o tempo da pole position do ano passado de 1:35.246 cravado por Max Verstappen diminua consideravelmente.
Em entrevista ao Motorsport Week, Mauro Isola, chefe da Pirelli acredita em uma corrida emocionante
“No geral, a pista está agora mais rápida e com mais oportunidades de ultrapassagem devido à criação de algumas curvas mais rápidas. O resultado dessas mudanças são maiores cargas verticais, especialmente nos pneus dianteiros. Mas não esperamos que a severidade geral para os os pneus mude significativamente, é por isso que optamos pelos pneus mais macios da gama.” – afirmou Isola.
Quando será o GP da Abu Dhabi de Fórmula 1?
O “circo” da Fórmula 1 volta a se reunir para a última e decisiva corrida da temporada nos próximos dias 10, 11 e 12 de dezembro para o Grande Prêmio de Abu Dhabi, que será disputado no Circuito de Yas Marina. A largada será no domingo, às 10h (de Brasília), com transmissão da Bandeirantes.
Classificação do Mundial de Fórmula 1
1) Max Verstappen (Red Bull) – 369,5 pontos
2) Lewis Hamilton (Mercedes F1) – 369,5 pontos
3) Valtteri Bottas (Mercedes F1) – 218 pontos
4) Sergio Pérez (Red Bull) – 190 pontos
5) Charles Leclerc (Ferrari) – 158 pontos
6) Lando Norris (Mclaren) – 154 pontos
7) Carlos Sainz Jr. (Ferrari) – 149,5 pontos
8) Daniel Ricciardo (Mclaren) – 115 pontos
9) Pierre Gasly (Alpha Tauri) – 100 pontos
10) Fernando Alonso (Alpine F1) – 77 pontos