Fórmula 1 revela a conversa entre Masi e Red Bull no GP da Arábia Saudita
GP da Arábia Saudita de Fórmula 1 teve situações controversas envolvendo Masi, Red Bull, Mercedes F1, Hamilton e Verstappen
A Fórmula 1 revelou através do diretor de corridas , Michael Masi, o teor da conversa com a Red Bull sobre a posição de Max Verstappen no grid para a segunda relargada em Jeddah. Na primeira, que aconteceu depois de um período de bandeira vermelha, Verstappen caiu da primeira para a segunda posição, na chegada para a curva 1, atrás do rival Lewis Hamilton da Mercedes F1.
Verstappen tentou manter a posição pelo lado de fora da curva, mas completou a ultrapassagem por fora da pista antes que outra bandeira vermelha fosse acionada por conta de um acidente. Na transmissão foi possível ver a conversa de Masi com o diretor esportivo da Red Bull, Jonathan Wheatley, falando sobre como iria resolver a situação.
“Vou dar a vocês a oportunidade de começar da posição dois no grid (posteriormente corrigida para três), com base no que ocorreu nas curvas 1 e 2.” – disse Masi. “Queríamos deixar você atrás de Hamilton. Essa é a minha oferta. Você tem minha sugestão.” – disse o diretor de corridas da Fórmula 1.
Um dia depois do ocorrido Masi afirmou que todo o combinado com a Red Bull fazia parte do protocolo
“Eu não diria que é um acordo do ponto de vista do Diretor de Corrida, não tenho autoridade para instruir as equipes a fazerem qualquer coisa nessa situação. Posso fazer a eles uma oferta, a capacidade de fazer isso, mas a escolha é deles. Os comissários obviamente têm poderes para dar penalidades, mas posso dar a eles minha perspectiva. É por isso que ofereci a eles a capacidade de desistir dessa posição.”
“Foi por causa da bandeira vermelha que surgiu devido ao incidente na curva 3. A prioridade com qualquer situação de bandeira vermelha é para se certificar de que os pilotos estão seguros, e em seguida, para ativar a recuperação dos fiscais com a limpeza da pista e assim por diante.” – continuou.
“Portanto, provavelmente parecia um pouco alongado em comparação com o normal, no entanto, é uma discussão muito normal que ocorre às vezes. Quando vi isso acontecer na curva 2, imediatamente sugeri aos comissários que daria a oportunidade à Red Bull de devolver aquela posição no grid para a relargada.”
“A bandeira vermelha obviamente aconteceu muito rapidamente depois disso e essa era a prioridade absoluta antes de largarmos novamente. Sendo como estávamos sob a suspensão da corrida, era a possibilidade de corrigir isso efetivamente antes de voltarmos a correr. É uma discussão normal que acontece regularmente em várias ocasiões e ocorre durante todo o ano.” – finalizou Masi.
Fonte: F1 Mania
Leia também
Fórmula 1: Toto Wollff surpreende ao falar sobre comissários em Jeddah
Fórmula 1: Bottas alcança marca de Schumacher no GP da Arábia Saudita
Fórmula 1: Hamilton critica postura de Verstappen: “Me sinto em um ringue de boxe”
Fórmula 1: Marko critica comportamento de Hamilton e guerra de palavras continua