Fórmula 1: Giaffone explica decisão de Masi no GP da Arábia Saudita
Giaffone fala sobre decisão da FIA no caótico GP da Arábia Saudita de Fórmula 1 envolvendo Verstappen e Hamilton
O piloto Felipe Giaffone, que comenta a Fórmula 1 na Bandeirantes, participou do podcast do canal AutoMotor de Reginaldo Leme, seu companheiro de emissora, e de Rubens Barrichello, onde repercutiram a decisão dos comissários no último GP da Arábia Saudita em mudar as posições para a segunda relargada da corrida após o lance entre Verstappen e Hamilton.
Respondendo a um questionamento de Rubinho, que afirmou nunca ter vivido isso em seu tempo de Fórmula 1, Giaffone, que também tem vasta experiência como comissário, falou que: “Então, foi um negócio bem atípico, porque é como você falou, na sua época, podia ter explodido o mundo, mas volta ao que era (posições da largada). Só que de fato o Max passou por onde não poderia e teria que ter tomado cinco segundos ou inversão de posição e isso ia vir.” – afirmou Giaffone, que também explicou o poder de um diretor de provas na Fórmula 1.
Giaffone acha que Masi fugiu da regra no Grande Prêmio da Arábia Saudita de Fórmula 1
“Só que o Michael Masi, fugindo um pouco da regra, falou para as equipes que: ‘Olha, o que a gente sugere é isso aqui, se vocês não quiserem essa punição eu vou mandar para os comissários e eles vão decidir’. Só que o diretor de provas tem um poder na mão de que não necessariamente tudo vai para a sala dos comissários.” – afirmou o comentarista, que falou sobre quando Masi deve delegar alguma decisão.
“Se o bicho pegou, está meio complexo e fora do preto e branco aí vai para a sala dos comissários porque o diretor de provas fica focado na prova e os comissários ficam em uma outra sala quebrando a cabeça e investigando para entrar com a punição, só que nesse caso tava em bandeira vermelha e ele decidiu entrar de cara com essa punição.” – finalizou Giaffone.
Classificação do Mundial de Fórmula 1
1) Max Verstappen (Red Bull) – 369,5 pontos
2) Lewis Hamilton (Mercedes F1) – 369,5 pontos
3) Valtteri Bottas (Mercedes F1) – 218 pontos
4) Sergio Pérez (Red Bull) – 190 pontos
5) Charles Leclerc (Ferrari) – 158 pontos
6) Lando Norris (Mclaren) – 154 pontos
7) Carlos Sainz Jr. (Ferrari) – 149,5 pontos
8) Daniel Ricciardo (Mclaren) – 115 pontos
9) Pierre Gasly (Alpha Tauri) – 100 pontos
10) Fernando Alonso (Alpine F1) – 77 pontos
Leia também
Fórmula 1: Toto Wolff revela principal temor para a decisão no GP de Abu Dhabi
F1 revela a conversa entre Masi e Red Bull no GP da Arábia Saudita
Fórmula 1: Toto Wollff surpreende ao falar sobre comissários em Jeddah
F1: Bottas alcança marca de Schumacher no GP da Arábia Saudita