Fórmula 1: Ex-campeão é mais um a criticar Verstappen: “Direção perigosa”
Verstappen está recebendo chuva de críticas de figuras da Fórmula 1 pela manobra para cima de Hamilton
O ex-piloto Mika Hakkinen criticou a direção de Max Verstappen ao se defender de Lewis Hamilton no último GP da Arábia Saudita de Fórmula 1. Segundo o bicampeão mundial em sua coluna na Unibet, o holandês da Red Bull teve uma direção perigosa e a FIA fez bem em aplicar as penalidades no carro 33.
“Acho que Max não estava tentando forçar uma colisão, o que poderia facilmente ter colocado os dois carros fora da corrida, algo que ajudaria muito o holandês. Em vez disso, ele estava tentando forçar Lewis a ultrapassá-lo naquele ponto. No entanto, a maneira como ele diminuiu a velocidade e a posição do carro na pista foram definitivamente um problema. A FIA revelou que o carro de Max produziu 2,4 G de força na frenagem.” – disse Hakkinen, que detalhou de forma técnica a manobra de Max.
“Para se ter uma ideia de como é isso, um carro de rua de alto desempenho com ABS, produziria cerca de 1,2 G sob frenagem máxima. Foi quase o dobro disso, e pudemos ver Max desacelerando da oitava para a terceira marcha no processo. Seja qual for o motivo, não foi uma corrida positiva e a FIA acertou em aplicar uma penalização para Max depois da corrida. Embora possamos discutir sobre o tamanho da penalidade, considerando que não alterou os resultados, a mensagem é clara.” – escreveu o bicampeão que acredita que a FIA não irá tolerar uma manobra assim novamente.
Hakkinen acredita que a Fórmula 1 vai ser severa
“A direção perigosa levará a uma penalidade, e se a FIA observar uma repetição desse tipo de atitude em Abu Dhabi, acredito que a penalidade será severa e imediata.” – finalizou o finlandês que ganhou seu dois títulos correndo pela Mclaren nos anos de 1998 e 1999.
Classificação do Mundial de Fórmula 1
1) Max Verstappen (Red Bull) – 369,5 pontos
2) Lewis Hamilton (Mercedes F1) – 369,5 pontos
3) Valtteri Bottas (Mercedes F1) – 218 pontos
4) Sergio Pérez (Red Bull) – 190 pontos
5) Charles Leclerc (Ferrari) – 158 pontos
6) Lando Norris (Mclaren) – 154 pontos
7) Carlos Sainz Jr. (Ferrari) – 149,5 pontos
8) Daniel Ricciardo (Mclaren) – 115 pontos
9) Pierre Gasly (Alpha Tauri) – 100 pontos
10) Fernando Alonso (Alpine F1) – 77 pontos