Home Automobilismo Fórmula 1: Consultor da Red Bull surpreende e elogia ‘grande gesto’ da Mercedes

Fórmula 1: Consultor da Red Bull surpreende e elogia ‘grande gesto’ da Mercedes

Álvaro Logullo Neto
24 anos, formado em Jornalismo pela Universidade de São Paulo e, desde 2021, redator de esportes no Torcedores.com. Por aqui, um pouco de tudo: tênis, basquete, NFL, Fórmula 1, esportes olímpicos e Fiorentina... digo, futebol!

Helmut Marko ainda falou sobre as polêmicas na corrida final da temporada da F1 envolvendo Max Verstappen e Lewis Hamilton

Conhecido, também, por tecer algumas críticas à Mercedes, o consultor da Red Bull, Helmut Marko, surpreendeu ao elogiar a escuderia rival . Em entrevista ao jornal italiano La Gazzetta dello Sport, o ex-piloto austríaco disse entender a decepção da equipe alemã por ver Lewis Hamilton perder o mundial de F1 na última volta. No entanto, ele valorizou o fato da Mercedes ter decidido retirar as queixas feitas a FIA devido aos procedimentos finais na prova de Abu Dhabi, que decidiu o campeonato.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Só posso dizer que foi um grande gesto da Mercedes. Hamilton definitivamente teve azar, mas nós também tivemos em Silverstone, na Hungria e em Baku. É assim no mundo das corridas, mas entendo a decepção“, disse Marko, de 78 anos. A Mercedes protestou por conta da decisão de Michael Masi, diretor de prova, em deixar os retardatários ultrapassarem Hamilton após a saída do safety car. Dessa forma, Max Verstappen teve a chance de ultrapassar o inglês na última volta — como o fez.

Marko quer mudanças na F1

Embora tenha elogiado a retirada do protesto da Mercedes. Helmut Marko não abstêm o que considera problemas existentes na Federação Internacional de Automobilismo (FIA). O ex-piloto de Fórmula 1 acredita que alguns processos, principalmente envolvendo o diretor de prova Michael Masi, precisam ser revistos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“O novo presidente da FIA vai ter que chegar com um novo sistema para ajudar [Michael] Masi porque ele não pode fazer tudo sozinho. No momento, há muita pressão em seus ombros. Acho, por exemplo, que os chefes das equipes não podem mais falar diretamente com o Masi durante a corrida. Além disso, as regras precisam ser simplicadas. Muitas decisões tomadas desagradaram a nós ou a Mercedes. É preciso ter uma decisão uniforme”, explicou o consultor da Red Bull F1.

LEIA MAIS:

Fórmula 1: Ralf Schumacher detona piloto do grid: ‘Devia fazer outra coisa’

Fórmula 1: Veja quanto dinheiro Verstappen ganhou na temporada do título mundial

PUBLICIDADE

Hamilton roubado? Ex-chefão da Fórmula 1 opina: “É absurdo”

PUBLICIDADE

Fórmula 1: Fã de Hamilton se revolta com perda de título e coloca Mercedes à venda

Di María no Atlético, São Paulo quer Ferreirinha e Douglas Costa, Palmeiras sonda De La Cruz: as últimas do futebol hoje (21)

Flamengo avança por Jorge Jesus e treinador já tem prazo para dar resposta

Felipe Melo explica polêmica sobre Leila e diz que Palmeiras já é passado

PUBLICIDADE

Mercado da bola: Borja se aproxima de acerto com novo clube

Better Collective