Festival Paralímpico movimenta 70 cidades pelo Brasil
Festival Paralímpico pretende movimentar 8 mil crianças
Para comemorar o Dia Internacional da Pessoa Com Deficiência, o Comitê Paralímpico vai promover o Festival Paralímpico. O evento ocorrerá, nesse dia 4 de dezembro, em 70 cidades das cinco regiões do Brasil.
“Uma das intenções do Festival é, de uma forma lúdica, fazer com que o participante que não tenha deficiência perceba a limitação do aluno com deficiência e possa ajudá-lo de maneira consciente e prazerosa. Desta maneira, ele vai aprender isso para o resto da vida. Então, o aprendizado gerado no projeto não fica resumido às práticas esportivas”, explica o diretor de Desenvolvimento Esportivo do CPB, Ramon Pereira.
Na atual edição, a presença de crianças e adolescentes com deficiência intelectual deve ser recorde e a maioria entre os participantes do evento. Entre os inscritos para o evento, até o começo de dezembro, cerca de 45% tinham deficiência intelectual. Participantes com deficiência física representavam 15,4% das inscrições, enquanto com autismo correspondiam a 10,8%. Crianças com deficiência visual eram 4,7% do total.
O Festival Paralímpico Loterias Caixa, que será realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) no próximo sábado, 4, das 8h30 às 12h, em 70 localidades de 26 unidades da federação, vai permitir às mais de 8 mil crianças inscritas no projeto muito mais do que as práticas esportivas. A inclusão e a empatia nas crianças e nos jovens com e sem deficiência também serão valores presentes nas atividades que serão oferecidas no dia.