Fórmula 1: Mercedes toma decisão final sobre tentativa de tirar título de Verstappen
Verstappen faturou o seu primeiro título no último domingo (12), ultrapassando Hamilton na última volta
Verstappen faturou o seu primeiro título no último domingo (12), ultrapassando Hamilton na última volta
Depois de quase uma semana de “novela” e indefinições, a temporada 2021 da Fórmula 1 parece enfim ter tido um ponto final. Depois de ter dois pedidos negados para a anulação da vitória de Max Verstappen pela Federação de Automobilismo Internacional (FIA), a Mercedes decidiu não levar a adiante o seu apelo junto a Corte, e o holandês tem o título sacramentado na principal categoria do automobilismo mundial.
Nos últimos dias, crescia a expectativa acerca de uma possível movimentação da escuderia alemã contra as atitudes tomadas pelo diretor de prova da Fórmula 1, Michael Masi, já na reta decisiva do GP de Abu Dhabi. A equipe de Lewis Hamilton se revoltou pelo fato de Masi ter adotado um procedimento inédito envolvendo o safety car, permitindo que Verstappen fizesse uma perseguição direta ao britânico, após os retardatários serem realocados em suas respectivas posições, isto a uma volta do fim. Com pneus inteiros, o holândes partiu pra cima e faturou o seu primeiro mundial.
Na última quarta-feira (15), a FIA havia emitido um comunicado afirmando que iria avaliar mudanças no regulamento para evitar polêmicas e confusões como a que foi protagonizada em Abu Dhabi. Na nota emitida, a entidade não se posicionou novamente sobre o pedido da Mercedes. Em seu posicionamento emitido hoje, a escuderia de Hamilton se colocou à disposição da federação para ajudar na eliminação de problemas similares no futuro, entretanto, prometeu responsabilizar a FIA pela decisão, – fato que evidencia descontentamento.
VEJA O COMUNICADO DA MERCEDES
“Saímos de Abu Dhabi sem acreditar no que havíamos acabado de testemunhar. Claro, perder uma corrida faz parte do jogo, mas é diferente quando você perde a fé na competição. Junto com Lewis, deliberamos cuidadosamente sobre como responder aos eventos da final da temporada da Fórmula 1. Sempre fomos guiados pelo nosso amor por este esporte e acreditamos que todas as competições devem ser vencidas por mérito. Na corrida de domingo, muitos sentiram, inclusive nós, que a forma como as coisas se desenrolaram não estava correta
O motivo pelo qual protestamos contra o resultado da corrida no domingo foi porque as regras do Safety Car foram aplicadas de uma nova maneira que afetou o resultado da corrida, depois que Lewis estava na liderança e a caminho de ganhar o campeonato mundial
A equipe Mercedes-AMG Petronas trabalhará ativamente com esta comissão para construir uma Fórmula 1 melhor – para cada equipe e todos os fãs que amam este esporte tanto quanto nós. Responsabilizaremos a FIA por esse processo e, por meio deste, retiramos nosso recurso”, disse a Mercedes em nota.
Hamilton campeão? FIA se pronuncia sobre pedido da Mercedes para tirar título de Verstappen na F1
Fórmula 1 deixa Copa do Brasil para trás e estabelece recorde de buscas no Google
Fórmula 1: Verstappen estabelece nova marca e supera lenda
Verstappen revela atitude inesperada do chefe da Mercedes após título da Fórmula 1