Expulsão infantil e pressão para rescindir: oferecido ao Botafogo, Renan Ribeiro não entra em campo pelo Sporting há 2 anos
Renan Ribeiro tem contrato com o clube português até junho de 2023
Fora dos planos do Sporting, Renan Ribeiro foi oferecido ao Botafogo que está analisa o nome em busca de uma “oportunidade de mercado” para a temporada 2022. Porém, o ex-goleiro de Atlético-MG e São Paulo está inativo há pouco mais de dois anos.
A última vez que entrou em campo, para um jogo oficial, foi em 12 de dezembro de 2019. Ele foi titular do Sporting na partida válida pela fase de grupos da Liga Europa, contra o LASK Linz, realizada na Áustria.
Na ocasião, seu time foi derrotado por 3 a 0. Renan Ribeiro vestia a camisa 1 e atuou 34 minutos. Afinal, ele foi expulso após cometer um pênalti infantil no brasileiro João Klauss, ex-Grêmio. Desde então, o arqueiro não atuou mais pelos Leões.
Em seguida, o futebol sofreu a paralisação por causa da pandemia de Covid-19 e só voltou em agosto, mês em que o Sporting autorizou Renan Ribeiro a procurar um novo clube e passou a treinar diariamente entre os reservas dos Leões.
De lá para cá, Renan Ribeiro foi oferecido a diversos clubes brasileiros como Bahia, Flamengo, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos e Sport Recife. Porém, nenhuma equipe demonstrou interesse em contratá-lo.
Após não conseguir se livrar do goleiro, o Sporting tentou três vezes costurar uma rescisão amigável. Afinal, Renan Ribeiro tem contrato até junho de 2023. Daí em diante, as partes caminhavam para um acordo no começo deste ano.
Renan Ribeiro rejeitou rescisão amigável
Mas toda a negociação veio abaixo quando, já com o documento em mãos, Renan Ribeiro se recusou a assinar o destrato com a equipe de Lisboa. Isto porque, o goleiro não abriu mão de valores que tinha a receber até o final do vínculo.
Desde então, foi “rebaixado” para o time B do Sporting. Apesar disso, ele treina em horários alternativos. Ou seja, usa as dependências do clube para se manter em forma sem ter contato com os jogadores da equipe de transição.
Pelo Sporting, viveu o melhor momento da carreira quando foi eleito o melhor goleiro do Campeonato Português na temporada 2018/2019. Na época, a imprensa local chegou a defender a naturalização do arqueiro para defender a seleção encarnada.
Aos 31 anos, Renan Ribeiro foi oferecido ao Botafogo. No entanto, seu nome ainda está sendo analisado pela comissão técnica. Após ser escanteado pelo técnico Rúbem Amorim, ele busca um novo clube para dar sequência a sua carreira longe do Sporting.