Entenda como funciona a incrível “maldição do Grêmio” com campeões da Libertadores
Grêmio, por uma tremenda coincidência, está envolvido em fracassos de grandes clubes da América do Sul na Libertadores
Com a derrota do Flamengo diante do Palmeiras na final da Copa Conmebol Libertadores 2021, no Uruguai, veio à tona uma incrível curiosidade relacionada a vários times grandes da América do Sul.
E essa curiosidade está sendo chamada de “maldição do Grêmio”. São oito clubes que sofrem com isso atualmente: Boca Juniors, River Plate, Independiente, San Lorenzo, Flamengo, Cruzeiro, Vasco e Olímpia.
Mas qual é a “maldição”?
É simples. Todo clube que conseguiu eliminar o Grêmio no mata-mata da Libertadores e depois se tornou campeão da mesma edição, nunca mais conseguiu levar o título. Vale também para os times que superaram os gaúchos na grande final.
Vamos aos casos:
Em 1984, o Independiente conquistou seu sétimo e último título da Libertadores. E a final foi contra quem? O Grêmio, claro. O maior campeão da competição nunca mais levantou a taça depois disso.
Em 1997, o Cruzeiro eliminou o Grêmio nas quartas de final e foi campeão, conquistando a segunda Libertadores da sua história. E depois disso nunca mais levou o troféu para casa.
Em 1998, foi a vez do Vasco passar pelos gremistas no mata-mata, também nas quartas de final, e se sagrar campeão da mesma edição. E ficou apenas nessa conquista para os vascaínos.
Em 2002, foi a vez do Olímpia, do Paraguai, ser campeão da Libertadores após eliminar o Grêmio – o duelo acabou acontecendo nas semifinais. Os paraguaios sequer chegaram na decisão de novo.
Em 2007, o Boca Juniors venceu a final diante do Grêmio com um contundente placar agregado de 5 x 0, fazendo 3 x 0 na Bombonera e vencendo também em Porto Alegre, por 2 x 0. O tradicional clube argentino não foi mais campeão depois disso.
Em 2014, o San Lorenzo foi campeão da Libertadores e teve pelo caminho o Grêmio, nas oitavas de final. Essa é a única conquista do time de Almagro.
Em 2018, o River Plate passou pelos gremistas na semifinal e acabou sendo campeão. A maldição poderia ser quebrada em 2019, mas o clube de Buenos Aires caiu na final diante do Flamengo.
Em 2019, o Flamengo arrasou o Grêmio na semifinal da Libertadores e depois foi campeão diante do River Plate, na grande final. Em 2021, o rubro-negro perdeu a final contra o Palmeiras e manteve a “maldição do Grêmio” ainda viva.
LEIA TAMBÉM
Barcelona faz oferta para contratar atacante que é considerado “novo Haaland”
Jogador de vôlei descobre depois de 15 anos que namorada não é Alessandra Ambrosio
Cinco times que fizeram boas campanhas na Libertadores e fracassaram no Mundial de Clubes
Entenda por que o Boca Juniors prefere que o Flamengo seja campeão da Libertadores de 2021