Cruzeiro deve ter 20 jogadores da base no elenco profissional em 2022
Antes de mais nada, o Cruzeiro não tem dinheiro para fazer contratações impactantes. Dessa forma, o clube não fará loucuras para a temporada 2022. Por isso, é preciso se acostumar com a filosofia de trabalho que a gestão de Ronaldo Nazário de Lima quer implementar: a utilização das categorias de base para resgatar a tradição de fornecer jogadores para a equipe principal.
O Torcedores.com apurou que 2o atletas formados nas categorias de base devem integrar o elenco do Cruzeiro em 2022. A princípio, o lateral-esquerdo Matheus Pereira, o volante Adriano e o meia-atacante Marco Antônio, que foram promovidos ao grupo principal no ano passado, serão as grandes apostas da nova gestão celeste.
Isso significa que o Campeonato Mineiro deverá servir como laboratório para a utilização dessas joias, que serão observadas para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro ou até mesmo serem colocadas na vitrine do mercado da bola a fim de gerar algum lucro para o Cruzeiro através da venda de jogadores.
Ainda segundo apurou a reportagem, Ronaldo Fenômeno irá substituir as contratações caras, ineficientes e com salários astronômicos. Afinal, o novo gestor do clube deseja dar uma cara nova ao elenco após o clube apostar em jogadores veteranos e em final de carreira que pouco acrescentaram tecnicamente e trouxeram grande prejuízo ao Cruzeiro.
É pensando nessa nova metodologia que Ronaldo Fenômeno faz planos para reformular o trabalho de base do Cruzeiro. Afinal, o dirigente sabe que o clube necessita fazer a “fábrica celeste” voltar a funcionar para poder reforçar as finanças do clube com venda de jogadores em um espaço curto de tempo.
Cruzeiro tem histórico recente de trabalho forte na base
Um dos maiores formadores do futebol brasileiro, o Cruzeiro sempre foi conhecido pelo trabalho vencedor em todas as categorias de base. Além de Ronaldo Fenômeno, o clube é conhecido no exterior por ter revelado o goleiro Gomes, o lateral-direito Juliano Beletti, o lateral-esquerdo Maxwell, os zagueiros Luisão e Maicon, o meia Dudu, entre outros.