Treinador terá alternativas para escalar o Corinthians na próxima temporada
Nesta quarta-feira (15), o Corinthians oficializou o retorno de Paulinho ao clube. Além disso, os dirigentes já deixaram claro que buscam por um centroavante no mercado. A expectativa, tanto da torcida como da diretoria, é que o time lute por títulos em 2022.
Mantido no cargo, Sylvinho sabe que a cobrança na próxima temporada será ainda maior. E para isso, o treinador terá que definir uma escalação titular do Timão. Com quatro competições pela frente (Paulistão, Libertadores, Copa do Brasil e Brasileirã0), é provável que em vários jogos seja necessário rodar o elenco. Mas os “11 iniciais” precisarão ser conhecidos.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiI4Mm85d1ZJViIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
Porém, é fato que o torcedor já sonha com possíveis escalações para o ano que vem. E pensando nos nomes que hoje fazem parte do elenco, o Torcedores.com projeta possíveis formações para a equipe alvinegra, considerando apenas os jogadores que estão no elenco atual.
Formações táticas do Corinthians
4-1-4-1 / 4-3-3
A primeira possibilidade seria repetir a escalação que o treinador utilizou ao longo do Brasileirão. A principal mudança seria a entrada de Paulinho no time. Neste caso o time não teria novidades táticas, tendo um meio de campo sem um primeiro volante de ofício.
Dependendo do jogo ou mesmo durante a partida, a função de jogador mais recuado pode ser feita por Renato Augusto ou até mesmo Giuliano.
4-4-2 / 4-2-4
Uma outra possibilidade seria jogar sem um centroavante fixo. Nesta escalação os reforços começariam jogando, mas Paulinho atuaria ao lado de Du Queiroz, Gabriel ou mesmo Cantillo. Willian e Róger Guedes seriam os atacantes móveis nessa formação.
4-4-2- losango
Uma outra formação similar a citada acima, mas com Renato Augusto tendo mais liberdade para encostar nos dois atacantes, com um primeiro volante mais recuado. Paulinho e Giuliano neste caso também teriam um trabalho maior na recomposição / marcação, justamente para liberar o camisa 8 para criar.
4-2-3-1
Por fim, dentre várias outras possibilidades possíveis, citamos uma escalação onde a principal diferença seria numa linha de três meias, com Willian ajudando mais na criação de jogadas.
Mais informações do Corinthians
As formações citadas acima foram pensadas citando o elenco atual e buscando manter no time titular os principais reforços contratados. Por conta disso, a última formação tem Róger Guedes mais avançado, posição que ele já disse que não prefere, ao invés de escalar Jô.
Outro lado importante é que tanto Giuliano como Renato Augusto permitem ao treinador variações táticas / mudança de posicionamento ao longo das partidas.
Com quatro competições em 2022 é bem provável que Sylvinho precise poupar jogadores em várias partidas. Dessa forma, nomes que tiveram espaço em 2021 deverão ter espaço, casos de Du Queiroz, Mosquito, GP e tantos outros.
Por fim, a situação será diferente se o Corinthians conseguir contratar o tão sonhado centroavante. Neste caso, o time base de 2022 teria como titulares os seis recentes reforços, contando esse novo atacante que ainda não está no elenco.
LEIA TAMBÉM:
Fluminense anuncia Abel Braga como técnico para 2022
Corinthians oficializa retorno de Paulinho, campeão do mundo pelo clube
Morre Cléver Gonçalves, árbitro do gol ‘de costas’ em Fábio, aos 57 anos
Novela de Arrascaeta, Pablo no Internacional, Futuro de Luan no Corinthians e mais: as últimas do futebol