Com um pé fora do Internacional, Diego Aguirre indica nomes para integrar comissão técnica da seleção uruguaia
Diego Aguirre tem contrato com o clube gaúcho até dezembro de 2022
Antes de mais nada, o técnico Diego Aguirre recebeu o aval do Internacional, o seu atual clube, para abrir negociações com a Associação Uruguaia de Futebol (AUF) sobre a possibilidade de se tornar o novo treinador da Celeste Olímpica a partir de janeiro de 2022.
O Torcedores.com apurou que Diego Aguirre comunicou a diretoria colorada que irá se reunir com o presidente da AUF, Wilmar Valdez, na próxima semana. Dessa forma, o treinador caminha para se tornar o sucessor de Óscar Tabárez que comandou seleção por 15 anos.
Ainda segundo apurou a reportagem, Diego Aguirre terá carta branca para reestruturar a comissão técnica do Uruguai. Afinal, o treinador não abre mão de levar pessoas da sua confiança para trabalhar ao seu lado em um trabalho de longo prazo.
A princípio, Diego Aguirre pretende levar sete profissionais para ficar ao seu lado na seleção uruguaia. A relação conta com três auxiliares, um preparador de goleiros, um preparador físico e dois analistas de desempenho. Conheça os nomes!
Juan Verzeri | auxiliar técnico
Antes de mais nada, Juan Verzeri é o braço direito de Diego Aguirre desde 2010. O primeiro trabalho da dupla foi na seleção uruguaia sub-20. Posteriormente, seguiram para o Peñarol, Al-Rayyan, Internacional, Atlético-MG, São Paulo e Internacional.
Óscar Aguirregaray | auxiliar técnico
Antes de tudo, é considerado uma dos maiores defensores da história do futebol uruguaio. Com passagem por Internacional, Palmeiras e Figueirense nos anos 80, o ex-zagueiro pendurou as chuteiras em 2001. Posteriormente, Óscar Aguirregaray foi auxiliar técnico no Danubio, Peñarol Alianza Lima e seleção peruana.
Pablo Bengoechea | auxiliar técnico
Ex-meia da seleção uruguaia, Pablo Bengoechea esteve presente no grupo que disputou a Copa da Itália em 1990. Ídolo das torcidas do Peñarol e Sevilla. Além disso, acumula experiência como auxiliar técnico no River Plate, Peñarol e seleção peruana.
Fernando Piñatares | preparador físico
Com passagens por clubes como Peñarol, Al-Rayyan, Internacional, Atlético-MG, São Paulo e Internacional, Fernando Piñatares é referência em trabalhos voltados para a resistência, força e ganho de massa muscular. Recentemente, foi cogitado para trabalhar no Boca Juniors.
Federico Elduayén | preparador de goleiros
Ex-goleiro do Peñarol, ele nunca conseguiu se firmar na seleção uruguaia. Afinal, passou a maior parte da carreira fazendo sombra à Fernando Muslera e Martín Silva na seleção uruguaia. Atualmente, é treinador de goleiros do Antofagasta, do Chile.
Raúl Enrique Carrera | analista de desempenho
É responsável por auxiliar nos treinamentos e na preparação dos jogadores para as partidas. Além disso, é responsável pela coleta de dados dos times adversários, análise dos atletas da equipe e por preparar as preleções do treinador.
Gustavo Ferreyra | analista de desempenho
Ex-atacante do Peñarol, Gustavo Ferreyra teve uma carreira de pouco brilho no futebol. Após pendurar as chuteiras, tornou-se integrante da comissão técnica fixa do Uruguai. Trabalhou com Diego Aguirre na seleção sub-20 celeste em 2010 e 2012.