PUBLICIDADE Será que você acerta o placar betnacional Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Futebol Vaga na Libertadores e luta contra o rebaixamento; confira como foi o Brasileirão dos clubes de SP

Vaga na Libertadores e luta contra o rebaixamento; confira como foi o Brasileirão dos clubes de SP

Flavio Souza
Formado em Gestão de TI e cursando Jornalismo. Desde 2006 escrevo sobre esportes em geral, ingressando em dezembro de 2018 no site Torcedores.com, onde atualmente exerço função de Colaborador Sênior. Atualmente meu foco é no futebol brasileiro e internacional, mas procuro falar sobre outras modalidades, como esportes olímpicos, por exemplo. Meu foco é trazer informações relevantes sobre os clubes fora de campo, como entrevistas, análises financeiras, desempenho das equipes em redes sociais e análises táticas.

Com cinco representantes, estado de São Paulo segue em destaque no Campeonato Brasileiro

Nos últimos anos os clubes paulistas estão se mantendo entre aqueles que lutam por títulos, tanto no cenário nacional como internacional. Por mais que no Brasileirão deste ano o Atlético-MG tenha sobrado em relação aos adversários, pelo sétimo ano seguido temos pelo menos uma equipe do estado entre os quatro primeiros colocados.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Na ponta da tabela, o Palmeiras acabou se destacando e mesmo envolvido na final da Libertadores, o clube encerrou o campeonato na 3ª posição, com oito pontos de vantagem para o Fortaleza. Lembrando que o Verdão jogou as últimas rodadas com um time totalmente reserva.

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiI5c2tJN2MxUiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Corinthians e Red Bull Bragantino terminaram o campeonato na 5ª e 6ª posição, respectivamente. Com isso, ambos garantiram vaga na fase de grupos da Libertadores em 2022. Já Santos e São Paulo chegaram a serem ameaçados pelo rebaixamento. Mas ambos terminaram o Brasileirão lutando por vaga na pré-Libertadores.

Campanha dos paulistas no Brasileirão

Palmeiras – 3º colocado – 66 pontos

Treinado por Abel Ferreira, o clube precisou dividir suas atenções com a Copa Libertadores. Esse fato atrapalhou o sonho de mais um Brasileirão. Tanto que o Palmeiras encerrou o campeonato 18 pontos atrás do Atlético-MG. Mas o bicampeonato da competição sul-americana fez com que o torcedor não lamentasse a posição no Brasileirão.

A campanha do clube foi de 20 vitórias, seis empates e 12 derrotas, com 58 gols marcados (3º melhor ataque) e 46 sofridos (13ª melhor defesa). Além disso, o Verdão foi o 6º melhor mandante do Brasileirão (36 pontos ganhos) e o 3º melhor visitante (30 pontos).

PUBLICIDADE

Corinthians – 5º colocado – 57 pontos

Disputando apenas o Brasileirão, o time treinado por Sylvinho era apontado como um dos que lutaria contra o rebaixamento. Mas ao longo do campeonato o foco acabou mudando, com o time se firmando no G6. Posteriormente, com a chegada dos reforços, o Timão conquistou a vaga direta na fase de grupos da Libertadores, porém deixou escapar o 4º lugar nas duas últimas rodadas.

PUBLICIDADE

O clube encerrou o campeonato com 15 vitórias, 12 empates e 11 derrotas, com 40 gols marcados (11º melhor ataque) e 36 sofridos (2ª melhor defesa). O time alvinegro teve a 7ª melhor campanha como mandante (35 pontos ganhos) e foi o 6º melhor fora de casa (22 pontos).

Red Bull Bragantino – 6º colocado – 56 pontos

Outra equipe que precisou dividir suas atenções ao longo do campeonato. Isso porque o time de Bragança chegou até a final da Copa Sul-Americana, ficando com o vice-campeonato ao ser derrotado pelo Athletico Paranaense. E mesmo perdendo pontos importantes na reta final do Campeonato Brasileiro, o Massa Bruta garantiu vaga direta na fase de grupos da Libertadores.

A campanha do time no Brasileirão foi de 14 vitórias, 14 empates e 10 derrotas, com 55 gols marcados (4º melhor ataque) e 46 sofridos (17ª melhor defesa). O clube foi o 13º melhor como mandante (30 pontos)e o 4º melhor visitante do torneio (26 pontos).

Santos – 10º colocado – 50 pontos

Depois de lutar contra o rebaixamento no Paulistão, o Peixe teve problemas também no Brasileirão. Mas o fantasma da Série B foi afastado graças ao trabalho de Fábio Carille, que inclusive quase levou o time a garantir vaga na fase preliminar da Libertadores.

PUBLICIDADE

O clube fechou o Campeonato Brasileiro com 12 vitórias, 14 empates e 12 derrotas, marcando 35 gols (15º melhor ataque)  e sofrendo 40 (11ª melhor defesa). Em casa o Santos conquistou foi o 9º melhor mandante (33 pontos) enquanto fora de casa a equipe encerrou o campeonato com a 13ª melhor campanha (17 pontos).

São Paulo – 13º colocado – 48 pontos

Por fim citamos o Tricolor paulista. O clube começou o ano com Crespo no comando e o argentino garantiu a conquista do estadual. Com isso, ele ajudou a encerrar um jejum de quase dez anos sem conquistas.

Mas a taça do Paulistão não foi sinônimo de um ano tranquilo no Morumbi. Pelo contrário, o São Paulo acabou não tendo sucesso nas disputas da Copa Libertadores e da Copa do Brasil. Além disso o time chegou a ser ameaçado pelo rebaixamento no Brasileirão. Tanto que o técnico foi demitido, com Rogério Ceni chegando em seu lugar. Inclusive o clube encerrou o campeonato nacional com sua pior campanha na história dos pontos corridos.

A equipe fez 48 pontos no Campeonato Brasileiro com 11 vitórias, 15 empates e 12 derrotas. Foram 31 gols marcados (18º melhor ataque) e 39 sofridos (10ª melhor defesa). O clube foi o 14º melhor mandante (30 pontos ganhos) enquanto fora de casa terminou o campeonato com a 12ª melhor campanha (18 pontos).

PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM:

Palmeiras toma atitude para rescindir contrato de Luiz Adriano; veja possível destino
Douglas Costa pode ter destino inesperado na próxima temporada para deixar o Grêmio
Cavani no Corinthians, Coutinho, Rafinha e Diego Costa: veja os rumores da semana para 2022
Flamengo pode perder até 15 jogadores de graça em 2022; veja quais
Brasileirão Série A 2021: confira a tabela completa do campeonato

Better Collective