Galo vai quebrar um longo tabu na série A, mas não é o único a passar por anos sem um título brasileiro
O título brasileiro do Atlético-MG não saiu ontem, mas é apenas questão de tempo. Para comemorar o fim de um jejum de 50 anos sem vencer o Brasileirão, o Galo precisava de um tropeço do Flamengo, contra o Ceará. Apesar disso, o Atlético precisa de mais uma vitória, nas últimas três rodadas, para finalmente gritar “É campeão”.
O último título do Galo foi em 1971, no primeiro campeonato brasileiro. Mas, o Atlético-MG não é o único a viver um longo tabu de título brasileiro. Assim, confira os maiores jejuns do Brasileirão:
Internacional – 42 anos
O Colorado esteve a um gol de ser campeão do campeonato de 2020, mas parou em Cássio. Assim, o clube gaúcho segue com um enorme período sem levantar o caneco. O último título brasileiro do clube, foi em 1979, sendo o único time da história a ser campeão invicto da competição. Além disso, aquele time do Colorado, comandado por Falcão, é até hoje reconhecido como um dos grandes times da história do futebol brasileiro.
Cruzeiro – 37 anos
O Cabuloso também viveu um longo período sem vencer o Brasileirão. Após a unificação dos títulos brasileiros, a Raposa ficou 37 anos sem levantar a taça, entre 1966 e 2003. Naquele ano, o Cruzeiro foi o primeiro clube a faturar a tríplice coroa, vencendo o título brasileiro, mineiro e da Copa do Brasil.
Santos – 34 anos
O Peixe é mais um que teve um jejum do título nacional. Após um dos melhores times da história do futebol mundial vencer os brasileiros de 1961, 62, 63, 64, 65 e 68, o Santos só voltou a vencer em 2002, na famosa geração de Robinho.
Bahia – 33 anos
Na atual temporada, o Esquadrão briga para não ser rebaixado. Mas, a torcida do tricolor baiano sabe o que é ser campeão brasileiro. Depois de vencer o título em 1988, o Bahia não voltou a erguer a taça da série A.
Sport – 34 anos
Apesar de ser uma das maiores polêmicas do futebol brasileiro, o Sport é considerado o campeão de 1987. Assim, o Leão, venceu seu único título do campeonato na história. Em 2021, o clube da Ilha do Retiro já está matematicamente rebaixado para a Série B.
Guarani – 43 anos
O Bugre quase subiu para a Série A de 2022, mas terá de jogar novamente a segunda divisão. Apesar disso, o Guarani já levantou o título brasileiro, em 1978, e não vence desde então.
Coritiba – 36 anos
O Coxa está de volta a Série A do ano que vem, para tentar o bicampeonato. O clube foi campeão em 1985, naquela famosa final contra o Bangu.