Atlético-MG conseguiu uma vantagem extremamente considerável diante do Athletico Paranaense para encaminhar o título da Copa do Brasil antes do 2º jogo
Atlético-MG 4-0 Athletico Copa do Brasil 2021 - Final (Ida)
O Atlético-MG praticamente confirmou o título da Copa do Brasil neste domingo (12) ao vencer o Athletico-PR por 4 a 0 no Mineirão.
Desde o primeiro minuto, o Atlético-MG buscou mais o gol e foi dominante diante um Athletico que tentou uma postura mais defensiva, repetindo a estratégia contra o Flamengo nas semifinais.
Na primeira tentativa de gol, Hulk invadiu a área e cortou para dentro, mas Thiago Heleno desarmou. Na cobrança de escanteio, fez mais um corte e salvou o Athletico de perigo. Só que o Galo chegou novamente pela direita e Mariano cruzou na área onde Diego Costa chegava com perigo, mas a bola tocou em Pedro Henrique.
O Athletico tentou finalizar pela primeira vez apenas aos 6′ na triangulação de Terans, Kayzer e Nikão, mas a conclusão de Marcinho foi péssima e a bola foi isolada do Mineirão. Na sequência, o Atlético-MG tentou responder aproveitando erro de Santos na saída com Diego Costa servindo Hulk no levantamento, só que Thiago Heleno mais uma vez fez o corte.
Aos 11′, Diego Costa pediu substituição após pancada no joelho e Vargas entrou. Mas o Galo seguiu pressionando e Arana invadiu a área com espaço para cruzar e chutar firme, passando ao lado da trave.
Nove minutos depois, um lance capital: Hulk deixou Zaracho com espaço na direita e o cruzamento do argentino resvalou no braço de Léo Cittadini. O árbitro marcou pênalti e Hulk foi às redes batendo no canto do goleiro Santos.
Sem deixar o adversário com a bola (70% de posse em 30 minutos), o Atlético-MG rapidamente chegou ao segundo gol. Keno recebeu na intermediária e limpou dois marcadores para bater de fora e a acertar o canto do goleiro Santos.
O Athletico tentou responder e chegou perto de diminuir aos 43′. Terans cobrou falta com perigo na entrada da área e exigiu ótima defesa de Everton que evitou o gol.
Atlético-MG acabou sendo fatal no segundo tempo e não deu chances ao Athletico
Na segunda etapa, o Furacão teve mais chances de ter a posse pois o Galo voltou com uma postura mais defensiva. A equipe de Valentim apostou mais no lado direito com Marcinho.
Só que a equipe Paranaense não conseguiu finalizar no alvo e acabou sofrendo o terceiro gol em falha gravíssima. Depois de ótimo primeiro tempo, Thiago Heleno errou na saída e acertou a cabeça de Hulk que dominou e chutou cruzado. Santos espalmo e Vargas completou com liberdade.
Tudo indica que o Athletico sofreu muito o baque do terceiro gol pois o Atlético-MG foi dominante no restante da etapa complementar. Pedro Rocha foi acionado por Valentim e apareceu bem na esquerda, exigindo atenção de Allan no Corte.
Mas o Galo chegou ao quarto gol aos 23′ em uma troca de passes sensacional. Jair entregou para Hulk tabelar com Nacho e servir Vargas para concluir, tudo com um toque na bola, transformando a vitória em goleada.
Nos acréscimos, Canesin, Pedro Rocha e Nikão tiveram trabalho pois Hulk driblou os três marcadores desde o campo de defesa em contra-ataque, mas o atacante do Galo chutou para fora e quase marcou o quinto do Atlético-MG.
O jogo de volta desta decisão da Copa do Brasil será disputado nesta quarta-feira (15) na Arena da Baixada, em Curitiba, a partir das 21h30 pelo horário de Brasília.
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG 4-0 ATHLETICO
Data: 12/12/2021, 17:30
Estádio: Mineirão
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo
Gols: 1T 24′ Hulk (Atlético); 1T 35′ Keno (Atlético); 2T 11′ Vargas (Atlético); 2T 24′ Vargas (Atlético)
Substituições – Atlético: Vargas (Diego Costa); Nacho Fernández (Keno); Tchê Tchê (Allan); Calebe (Jair)
Substituições – Athletico: Pedro Rocha (N.Hernández); Vinicius Mingotti (Renato Kayzer); Jader (Terans); Nicolas (Abner); Canesin (Cittadini)
Atlético-MG (4-2-3-1): Éverson; Mariano, Igor Rabello, Junior Alonso, Guilherme Arana; Jair, Allan; Zaracho, Hulk, Keno; Diego Costa. Técnico: Cuca
Athletico Paranaense (3-4-2-1): Santos; Pedro Henrique, Thiago Heleno, Nicolás Hernández; Marcinho, Erick, Léo Cittadini, Abner Vinícius; Nikão, Terans; Renato Kayzer. Técnico: Alberto Valentim
LEIA MAIS:
Verstappen ultrapassa Hamilton na volta final e é campeão mundial de F1
Horner critica protestos da Mercedes na F1: “Estou desapontado”
Kimmich volta atrás e decide se vacinar contra Covid-19: “Era difícil lidar com meu medo”
Corinthians traça plano para avançar nas negociações com Cavani
Arrascaeta, Nacho, Calleri e mais: 11 gringos que se destacaram no Brasileirão Série A
Copa do Brasil 2022: 12 clubes estão classificados para a terceira fase; veja quais
Conmebol anuncia datas da Recopa entre Palmeiras x Athletico-PR