Com passagens por Coritiba, Santos e Grêmio, Vanderlei não ficará no clube carioca em 2022
Contratado com status de titular, Vanderlei vive suas últimas semanas no Vasco. Propenso a não renovar o contrato, o presidente Jorge Salgado ouviu sua base de apoio política e decidiu colocar um fim na passagem do goleiro por São Januário.
O Torcedores.com apurou que conselheiros mais próximos ao dirigente eram contrários a permanência do jogador. E, por isso, fizeram pressão para a saída de Vanderlei. Afinal, o arqueiro, teve atuações abaixo da expectativa na Série B do Campeonato Brasileiro.
Além disso, a relação custo-benefício foi determinante para Jorge Salgado optar pela saída do goleiro. Vanderlei recebe R$ 180 mil por mês. O acordo financeiro também previa o pagamento de bônus caso o clube conseguisse o acesso.
Vanderlei fez boas partidas no início da temporada, mas caiu de produção recentemente e foi barrado pelo técnico Fernando Diniz. Do banco de reservas, o veterano viu o campeão olímpico Lucão assumir a meta vascaína na reta final da segundona.
Pesou também a idade avançada do goleiro. Com 37 anos, Vanderlei é considerado internamente um jogador sem potencial de mercado. Em outras palavras, dificilmente renderia frutos financeiros ao clube no futuro.
Ainda segundo apurou a reportagem, o Vasco aceita liberá-lo imediatamente desde que o jogador, que dificilmente será titular nas próximas partidas, abra mão do restante do contrato que expira em 31 de dezembro.
Comunicado pelo gabinete da presidência, Fernando Diniz aceitou os argumentos de Jorge Salgado e, agora, falta o treinador decidir se irá ou não relacionar Vanderlei para os jogos contra Vila Nova, Remo e Londrina.
Vasco está de olho no mercado
Com a saída de Vanderlei, o Vasco está de olho no mercado para buscar um goleiro que chegue para assumir a meta em 2022. Ainda não há um nome definido. No entanto, a diretoria deve investir em um jogador que tenha experiência na Série B do Brasileirão.
Ao que tudo indica, Lucão seguirá com titular até o fim da atual temporada. Com os jovens Fintelman e Alexander assumindo os postos de segundo e terceiro goleiros, respectivamente. Pelo Vasco, Vanderlei disputou 35 partidas e sofreu 36 gols.