A reação emocionante de Steph Curry à morte de afro-americano pioneiro no golfe
Jogador do Golden State Warriors, da NBA, prestou uma bela homenagem a Lee Elder, ex-golfista falecido no último domingo (28)
O mundo do esporte recebeu com tristeza a notícia da morte de Lee Elder. Aos 87 anos, o ex-golfista estadunidense é uma verdadeira lenda do esporte. Isso porque, entre muitos feitos, ele se tornou o primeiro jogador afro-americano a se classificar para o Masters de Augusta, um dos torneios mais importantes do golfe, no ano de 1975. No entanto, para além dos recordes dentro dos campos, Elder também foi figura importante no combate ao racismo em sua modalidade, em um período de forte segregação nos Estados Unidos — e no mundo.
Sendo assim, não à toa, o golfista é um dos maiores ídolos de Stephen Curry, estrela do Golden State Warriors e da NBA. Curry, aliás, também se notabiliza na prática do golfe e já cogitou até praticar o esporte de maneira profissional. Sendo assim, o armador dos Warriors não poderia deixar passar a oportunidade de homenagear uma das lendas do golfe e da luta antirracista nos EUA.
Em seus perfis nas redes sociais, Curry prestou um bonito tributo a Lee Elder. Na legenda do post, o astro da NBA diz: “Sr. Lee Elder, um dos meus heróis. As palavras não fazem justiça ao impacto que você teve no golfe e na comunidade negra. Tudo o que posso dizer agora é: Obrigado por abrir o caminho! Cabe a nós manter o curso e continuar em sua homenagem. Fique tranquilo, lenda”. A PGA Tour confirmou a morte de Elder na segunda-feira (29), mas sem dar mais detalhes a respeito do ocorrido.
O ídolo de Curry
Robert Lee Elder nasceu em 14 de julho de 1934, no Texas. Ele se tornou golfista profissional em 1959, embora já trabalhasse em campos de golfe antes. Ao longo da carreira, Elder conquistou 16 títulos, sendo quatro deles no PGA Tour, o circuito profissional dos EUA. Sua contribuição para o esporte, porém, trancende qualquer troféu. Em uma época na qual o golfe era totalmente ‘branco’, Elder começou a abri portas para esportistas afro-desecentes. Ele é, portanto, responsável, por exemplo, pelo surgimento de Tiger Woods, décadas depois. Woods é amplamente considerado um dos maiores jogadores de golfe de todos os tempos.
Lee Elder has passed away at the age of 87.
In 1975, he made history as the first African American to compete in the Masters Tournament.
Lee was honored this past April at Augusta National and his legacy will surely live on. pic.twitter.com/1o05rephKt
— PGA TOUR (@PGATOUR) November 29, 2021
LEIA MAIS:
Jogador mais velho da NBA quer chegar a 20 temporadas e igualar Kobe para honrar memória do pai
NBA: Problemas com o peso? Ex-jogador da NBA dá conselho direto a Zion Williamson
NBA: Após final ‘trágico’ em derrota dos Lakers, Westbrook se irrita com pergunta de repórter
NBA: Perto de retorno, Klay Thompson treina antes de jogo e empolga até LeBron