Eliminatórias africanas está na reta decisiva para definir as seleções classificadas para a Copa de 2022
Jogando diante do Benin neste domingo (14), a seleção do Congo se impôs e triunfou pelo placar de 2 a 0. O resultado garantiu o escrete na liderança do Grupo J das Eliminatórias Africanas para a Copa do Mundo, e consequentemente selou a vaga para os playoffs, que deixa a equipe bem próxima de retornar ao Mundial após um longo hiato. Contudo, a situação pode sofrer uma grande reviravolta.
Um erro nas substituições pode ameaçar as chances de classificação do Congo para o playoff que reúne os times líderes em cada grupo, e define cinco vagas para a próxima edição da Copa. Isto porque, os congoleses realizaram quatro substituições em quatro momentos diferentes do segundo tempo de jogo. De acordo com as regras determinadas pela Fifa, cada equipe pode efetuar até cinco mudanças, mas utilizando apenas três paradas.
Diante deste cenário, o Benin, segundo colocado na chave, formulou um protesto junto à Confederação Africana de Futebol (CAF), para que os pontos do triunfo do Congo sejam retirados, situação que mudaria totalmente a classificação, e o garantiria nos playoffs da Copa do Mundo.
— Walid Ziani (@bylka613_) November 14, 2021
Oficialmente, a CAF e a Fifa ainda não se pronunciaram sobre o caso. Neste fase decisiva das Eliminatórias Africanas para a Copa do Mundo, 10 seleções se enfrentam em confrontos de ida e volta, com os cinco classificados carimbando vaga para o mundial do Catar.