Time liderado pelo “Galinho” Zico e o “Maestro” Júnior teve dificuldades em definir suas oportunidades de gol e foi campeão com 3º jogo no Uruguai
A poucos dias da final que pode trazer o terceiro título da Libertadores para o Flamengo, aproveitamos para relembrar do que foi a primeira conquista continental rubro-negra, em 1981. Naquela época, o time carioca era orquestrado por craques a níveis mundiais e que vestiram a camisa da seleção.
Libertadores: Quem tem mais derrotas entre Palmeiras x Flamengo nesta edição
Alguns dos exemplos mais conhecidos e de maior renome são o “Maestro” Júnior, hoje comentarista da TV Globo, e o Zico, considerado pela torcida como o maior ídolo do clube. Eles não só estavam em seus respectivos auges como também viriam a representar o Brasil na Copa do Mundo de 1982.
O técnico daquela equipe “dos sonhos” era Paulo César Carpegiani, aposentado de suas atividades em 2018, cuja estratégia era “deixar os caras jogarem”. Desta forma, preservou a equipe titular nas duas primeiras partidas, no Rio de Janeiro e no Chile, e só foi mexer na escalação inicial no duelo de desempate, no Uruguai — mesmo local da final deste sábado (27), contra o Palmeiras.
Desta forma, o time entrou em campo no Maracanã (para mais de 93 mil pessoas) e no estádio Nacional com a seguinte formação:
Raul, Leandro, Figueiredo, Mozer, Júnior, Andrade, Adílio, Zico (capitão), Tita, Nunes e Lico
Já para o encontro que definiu o ganhador da taça no estádio Centenário, algumas mudanças tiveram de ser feitas e, durante a partida, Carpegiani chegou a perder dois atletas expulsos com o segundo amarelo. Veja a escalação:
Raul, Nei Dias, Marinho, Mozer, Júnior, Andrade (expulso), Leandro, Zico (capitão), Tita, Nunes e Adílio. Anselmo entrou aos 41′ do 2º tempo para “ajudar” na briga que se instalou entre os jogadores e foi expulso depois de acertar um soco no chileno Mario Soto.
Sábado, às 15h30, tem Palmeiras x Flamengo no SBT, é a grande Final da Libertadores 2021. Acompanhe pela tv ou www.sbt.com.br/aovivo #GrandeFinalnoSBT
Veja mais:
Libertadores: O que muda no Brasileirão com um título do Flamengo
Messi presenteia fã cego com dispositivo que permite identificação de textos e cores
Vai repetir o feito? Flamengo só ganhou Libertadores em campo neutro