Home Futebol Que time! Relembre a escalação do Flamengo campeão da Libertadores 1981

Que time! Relembre a escalação do Flamengo campeão da Libertadores 1981

Wemerson Ribeiro
Formado em Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi, com passagem pelo Portal R7, como estagiário, na editoria de Esportes.

Time liderado pelo “Galinho” Zico e o “Maestro” Júnior teve dificuldades em definir suas oportunidades de gol e foi campeão com 3º jogo no Uruguai

A poucos dias da final que pode trazer o terceiro título da Libertadores para o Flamengo, aproveitamos para relembrar do que foi a primeira conquista continental rubro-negra, em 1981. Naquela época, o time carioca era orquestrado por craques a níveis mundiais e que vestiram a camisa da seleção.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Libertadores: Quem tem mais derrotas entre Palmeiras x Flamengo nesta edição

Alguns dos exemplos mais conhecidos e de maior renome são o “Maestro” Júnior, hoje comentarista da TV Globo, e o Zico, considerado pela torcida como o maior ídolo do clube. Eles não só estavam em seus respectivos auges como também viriam a representar o Brasil na Copa do Mundo de 1982.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O técnico daquela equipe “dos sonhos” era Paulo César Carpegiani, aposentado de suas atividades em 2018, cuja estratégia era “deixar os caras jogarem”. Desta forma, preservou a equipe titular nas duas primeiras partidas, no Rio de Janeiro e no Chile, e só foi mexer na escalação inicial no duelo de desempate, no Uruguai — mesmo local da final deste sábado (27), contra o Palmeiras.

Desta forma, o time entrou em campo no Maracanã (para mais de 93 mil pessoas) e no estádio Nacional com a seguinte formação:

Raul, Leandro, Figueiredo, Mozer, Júnior, Andrade, Adílio, Zico (capitão), Tita, Nunes e Lico

PUBLICIDADE

Já para o encontro que definiu o ganhador da taça no estádio Centenário, algumas mudanças tiveram de ser feitas e, durante a partida, Carpegiani chegou a perder dois atletas expulsos com o segundo amarelo. Veja a escalação:

PUBLICIDADE

Raul, Nei Dias, Marinho, Mozer, Júnior, Andrade (expulso), Leandro, Zico (capitão), Tita, Nunes e Adílio. Anselmo entrou aos 41′ do 2º tempo para “ajudar” na briga que se instalou entre os jogadores e foi expulso depois de acertar um soco no chileno Mario Soto.

Sábado, às 15h30, tem Palmeiras x Flamengo no SBT, é a grande Final da Libertadores 2021. Acompanhe pela tv ou www.sbt.com.br/aovivo #GrandeFinalnoSBT

Veja mais:

Libertadores: O que muda no Brasileirão com um título do Flamengo

PUBLICIDADE

Messi presenteia fã cego com dispositivo que permite identificação de textos e cores

Vai repetir o feito? Flamengo só ganhou Libertadores em campo neutro

 

Better Collective