4 times brasileiros que podem virar ‘clube empresa’ em breve
Clube empresa deve se tornar uma realidade do futebol nacional nos próximos anos
Clube empresa deve se tornar uma realidade do futebol nacional nos próximos anos
O primeiro semestre de 2021 ficou marcado pela aprovação do Projeto de Lei que autoriza os times a se tornarem clube empresa, viabilizando a criação das Sociedades Anônimas de Futebol (SAFS). A transição visa possibilitar aos clubes uma maior transparência na gestão, bem como atrair investidores, e um melhor gerenciamento das dívidas.
No âmbito nacional, quatro times estão avançando para virar se tornar clube empresa, dois atuam na elite do futebol brasileiro, e outros dois, momentaneamente estão na Série B.
Do quarteto, o América-MG e o Cruzeiro aparecem como mais próximos no comparativo com o Athletico Paranaense e Botafogo. O Glorioso, por sua vez, só teve uma sondagem da XP Investimentos, mesma empresa que aparece cotada na Raposa.
Recentemente, o América alinhavou um contrato com um bilionário norte-americano, do Kapital Football Group. Diante de toda a movimentação, que ocorre antes mesmo da aprovação do clube empresa no Senado e na Câmara dos Deputados, o Coelho pode ser referência para outros times brasileiros neste quesito de migração.
Na última semana, o Athletico Paranaense realizou uma votação entre sócios para definir se iniciaria ou não o processo migratório, e a sinalização foi positiva em prol do clube empresa. Vivenciando um período de crise financeira, o Cruzeiro também se movimenta para se tornar SAFS, e já conta com diversos investidores interessados.
Torcida do São Paulo faz lista de dispensa após goleada para o Flamengo; veja os nomes