Cavalo Secretariat morreu no fim da década de 80 e até hoje é uma das lendas do hipismo mundial
Um pedaço da crina do cavalo Secretariat, considerado o mais rápido de toda história do hipismo mundial, foi colocado em leilão nesta semana, em um site dos Estados Unidos, o Lelands.
O lance inicial para adquirir a mecha da pelagem do cavalo é de 2,5 mil dólares (cerca de R$ 13 mil), mas os especialistas em leilão acreditam que esse valor possa chegar em 10 mil dólares, o equivalente a R$ 55 mil na cotação atual, até 11 de dezembro.
O fio de 12 polegadas de Secretariat foi obtido no final da década de 80 durante a tradicional corrida de Churchill Downs, no Kentucky, quando um tratador o entregou como presente para um fã de corridas de cavalos.
O cavalo de corrida era da raça puro-sangue e morreu em 1989.
+ Alemã é expulsa das Olimpíadas de Tóquio após ser flagrada dando soco em cavalo
Secretariat foi o vencedor da Tríplice Coroa norte-americana em 1973 e até hoje é dono do tempo mais rápido em todas as três corridas (Kentucky, Preakness e Belmont).
O animal foi admitido no Museu Nacional de Corridas e no Hall da Fama em 1974, com estátuas em várias pistas de corrida dos Estados Unidos. Secretariat também foi homenageado com um selo postal em 1999 e, em 2010, ganhou um filme produzido pela Disney.
Além disso, existem 263 ruas e estradas pelo país com o seu nome.
LEIA TAMBÉM