Paralímpiadas Escolares voltam a ser realizadas em 2021
O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a SKY anunciam acordo de patrocínio para as Paralimpíadas Escolares 2021, projeto realizado pelo CPB e que serão realizadas de 23 a 26 de novembro, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. A competição não foi realizada em 2020.
“Segundo o IBGE, 23,9% da população brasileira possui algum tipo de deficiência. Na SKY, enxergamos como nosso papel trabalhar para inclusão desses mais de 45 milhões de brasileiros, por isso estamos muito satisfeitos com nossa parceria inédita às Paralimpíadas Escolares, que é uma oportunidade para tantos jovens atletas, que podem, a partir do evento, alçar voos ainda mais altos.”, explica Raphael Denadai, presidente da operadora.
A edição deste ano terá disputas de 13 modalidades: atletismo, basquete em cadeira de rodas (formato 3×3), bocha, futebol de 5 (para cegos), futebol de 7 (para paralisados cerebrais), goalball, judô, natação, parabadminton, parataekwondo, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.
Como novidade, o evento de 2021 contará com a estreia do parataekwondo. A modalidade estreou no programa dos Jogos Paralímpicos em Tóquio 2020 e o Brasil conquistou três medalhas: um ouro, uma prata e um bronze.
“É um orgulho e uma grande satisfação para o Movimento Paralímpico poder contar com a SKY nesta nossa missão de proporcionar a inclusão por meio do esporte a crianças e jovens com deficiência de todo o Brasil. As Paralimpíadas Escolares contribuem para dar qualidade de vida a jovens em idade escolar com deficiência em todo o país, em mais um projeto do CPB que abrange todo o território nacional.”, comemora Mizael Conrado, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro.
O estado de São Paulo venceu a edição de 2019 e se tornou o maior campeão da competição, com oito títulos (2006, 2009, 2011, 2015, 2016, 2017, 2018 e 2019).