Novo técnico do Fluminense: Diretoria descarta “gringo” e tem seis nomes na lista; saiba mais
Marcão voltará a integrar a comissão técnica permanente do clube em 2022
O torcedor tricolor aguarda o fim da temporada para conhecer o treinador que irá comandar o Fluminense na temporada 2022. A classificação para a Copa Libertadores da América vai determinar o tamanho do investimento para montar a nova comissão técnica.
O Torcedores.com apurou que alguns nomes são “imexíveis” na estrutura que será desenhada para o próximo ano. Marcão e Aílton Ferraz, que são funcionários do clube, voltarão a ocupar o posto de auxiliares permanentes.
Por outro lado, a diretoria já tomou conhecimento que os treinadores desejados não abrem mão de levar sua comissão técnica, o que pode ser um complicador em uma eventual negociação. Afinal, o Fluminense tem estafe fixo montado desde 2013.
Ainda segundo apurou a reportagem, a cúpula do departamento de futebol irá permitir que o futuro treinador indique, no máximo, três profissionais. Com isso, os profissionais que atualmente trabalham no clube serão realocados ou demitidos no começo de 2022.
Quem pode ser o novo técnico do Fluminense?
Nos bastidores, o presidente Mário Bittencourt é pressionado por sua base de apoio política para contratar um técnico experiente e perfil vitorioso. Afinal, o Fluminense precisa de um profissional ambicioso para conduzir o clube a grandes conquistas.
O dirigente evitar focar em apenas um nome a fim de evitar uma hipervalorização caso a primeira opção venha a descartar uma proposta do Fluminense. Com isso, ele voltar seus olhares para o mercado, em busca de soluções.
Abel Braga pode voltar?
Desde que deixou o Lugano FC, da Suíça, Abel Braga está livre no mercado. Desde então, seu nome foi especulado no Corinthians, São Paulo e Santos. Porém, o treinador optou em tirar férias enquanto não retorna à beira do campo.
Ex-jogador do clube, Abel Braga comandou em três oportunidades o time tricolor. Nesse ínterim, venceu um Campeonato Brasileiro e dois Campeonatos Carioca. É o favorito para comandar o time tricolor.
Dorival Júnior tem chance?
O técnico possui passagens por diversos clubes do futebol brasileiro como Cruzeiro, Palmeiras, São Paulo, Santos, Vasco, Flamengo e Fluminense. Ele teve breve passagem pelas Laranjeiras em 2013. Na ocasião, comandou o time na reta final do Brasileirão.
Seu trabalho de maior repercussão foi com o Santos quando venceu dois Campeonatos Paulista e uma Copa do Brasil. Fora do mercado desde que deixou o Athletico Paranaense no ano passado, Dorival Júnior tem um perfil que agrada ao Fluminense.
Qual o foi estrangeiro descartado?
Eduardo Berizzo foi oferecido nos últimos por intermediários ao Fluminense. Ele iniciou a carreira como auxiliar de Jorge Sampaoli na seleção do Chile em 2007. Posteriormente, comandou o Estudiantes, O´Higgins, Celta de Vigo, Sevilla, Athletic Bilbao e Cádiz.
Recentemente, o técnico de 52 anos foi demitido do comando do Paraguai devido aos maus resultados nas Eliminatórias para a Copa do Mundo do Catar-2022. Mas não resistiu a derrota por 4 a 0 para a Bolívia. Apesar da rodagem, o argentino foi descarado pelo Fluminense.
Ex-técnico da seleção brasileira está na mira?
O nome de Mano Menezes vem sendo comentado internamente para ser o novo técnico do Fluminense. De acordo com fontes ouvidos pela reportagem, o ex-técnico da seleção brasileira está no mesmo patamar de Abel Braga. Ou seja, está no topo da lista.
Apesar de ter vencido duas vezes a Copa do Brasil contra o Cruzeiro, pesam contra ele a sequência de trabalhos por Palmeiras e Bahia. Está livre no mercado desde que deixou Al Nassr, da Arábia Saudita. Seu nome também é comentado no Corinthians.
Ídolo pode voltar ao clube?
Renato Gaúcho é um nome que agrada ao presidente Mário Bittencourt. O treinador tem contrato com o Flamengo até o fim da atual temporada. Até o momento, não foi chamado para discutir a extensão do seu vínculo.
Afinal, sua permanência no rival está condicionada a conquista da Copa Libertadores da América. Além de ter feito o lendário gol de barriga que deu ao Fluminense o título Carioca de 1995, Renato comandou o time tricolor na conquista da Copa do Brasil de 2007.
Seu trabalho de maior sucesso foi no Grêmio, onde conquistou sete títulos. Entre eles: a Recopa Sul-Americana (2018), a Copa Libertadores da América (2017), a Copa do Brasil (2016), o Gaúcho (2018, 2019 e 2020) e uma Recopa Gaúcha (2019).
Andarilho agrada ao clube
Atualmente no Grêmio, Vágner Mancini é sonho antigo do Fluminense. Foi cogitado para comandar o clube em duas ocasiões: 2020 e 2021. Porém, as conversas não avançaram e a diretoria optou por Odair Hellmann e Roger Machado, respectivamente.
O técnico acumula passagens por diversos clubes brasileiros como Atlético-MG, Cruzeiro, América-MG, Atlético-GO, Vasco, Botafogo, Ceará, Vitória, Náutico, Chapecoense, São Paulo e Corinthians. O título mais expressivo da carreira é a Copa do Brasil de 2005 pelo Paulista-SP.