Maurício Souza irá comandar o time rubro-negro na reta final do Brasileirão
Após a demissão de Renato Gaúcho, Maurício Souza começou nesta segunda-feira o seu novo período como técnico interino do Flamengo. Com passagem bem-sucedida pelas divisões de base, é visto por todos no clube como um treinador promissor.
Com 15 jogos de experiência, todos no período pós-Jorge Jesus, o ex-atacante do America-RJ será mais uma solução caseira enquanto a diretoria age nos bastidores em busca de um treinador para a temporada 2022. A princípio, o principal alto é o argentino Marcelo Gallardo, do River Plate.
De acordo com o departamento técnico do Flamengo, o clube já teve 16 “tapa buracos” desde 1912. Nesse ínterim, Andrade e Jayme de Almeida marcaram seus nomes na história rubro-negra. O primeiro foi campeão Brasileiro em 2009, já o segundo venceu a Copa do Brasil de 2013.
Por isso, o Torcedores.com listou alguns exemplos de técnicos que “quebraram galhos” ao longo da história. Além de Andrade e Jayme de Almeida, o levantamento conta com ex-técnico da seleção brasileira, lenda da base, dupla espanhola e muito mais.
Andrade
Volante campeão do mundo em 1981, Andrade era auxiliar técnico e foi promovido quando Cuca foi demitido devido aos maus resultados na temporada 2009. Efetivado, ele conduziu o time rubro-negro, que contava com Adriano e Petkovic, ao título Brasileiro.
Carlos César
Bicampeão Mundial Sub-17 com a seleção brasileira, Carlos César revelou jogadores como Júlio César, Juan Santos, Athirson, Adriano Imperador, entre outros. Apesar disso, não teve respaldo da diretoria para seguir à frente do time do Flamengo em 2002.
Jayme de Almeida
Estreou como técnico em 2013, quando Jorginho foi demitido do Flamengo. No mesmo ano, voltou a ser auxiliar após o clube contratar Mano Menezes. Logo após o ex-técnico da seleção brasileira entregar o cargo, Jayme de Almeida foi efetivado e conquistou a Copa do Brasil.
Jordi Gris e Jordi Guerrero
A dupla integrou a comissão técnica de Domènec Torrent no Flamengo em 2020. Eles comandaram o time no período que o ex-auxiliar de Pep Guardiola preciso se afastar das atividades por causa da Covid-19. Ambos, ficam invictos nos jogos que comandaram a equipe.
Leomir de Souza
Braço direito de Abel Braga, Leomir comandou interinamente o Flamengo em 2019. Na época, o ex-volante do Fluminense ficou à frente do time enquanto Abelão ficou afastado das atividades por problemas médicos. Porém, não venceu nenhum dos três jogos que disputou.
Marcelo Salles
Após a demissão de Abel Braga, coube a Marcelo Salles, o “Fera”, a missão de comandar o Flamengo em 2019. Na época, ele “preparou o terreno” para a chegada do português Jorge Jesus. Nesse ínterim, foram quatro jogos, três vitórias e um empate.
Sebastião Lazaroni
Técnico da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1990, Sebastião Lazaroni comandou interinamente o Flamengo após a demissão de Zagallo em 1985. Posteriormente, foi efetivado no cargo. Nesse ínterim, conquistou o Campeonato Carioca de 1986.
Toninho Barroso
Ex-técnico da Seleção Brasileira Sub-20 entre 1997 e 1999, Toninho Barroso foi funcionário do Flamengo mais de uma década. Nesse ínterim, chamado para assumir o posto de interino em duas oportunidades. Porém, saiu de campo derrotado nas quatro vezes que comandou o time.