Na vitória por 2 a 0 diante do Palmeiras, na última quarta-feira (17), o camisa 11 do SPFC voltou a marcar após longo período longe dos gols
Luciano foi a única contratação do São Paulo em 2020. O atacante chegou sob o comando de Fernando Diniz e, embora tenha sido questionado pela torcida num primeiro momento, se adaptou rapidamente ao Tricolor Paulista. Ainda no ano passado, o camisa 11 foi artilheiro do Brasileirão, com 18 gols em 31 jogos, e integrou a seleção dos melhores do campeonato.
Na atual temporada, porém, Luciano vive uma trajetória de altos e baixos. Marcou um gol na final do Paulistão, mas depois sofreu com uma lesão que o tirou de combate por um bom tempo. Recentemente, aliás, o atacante de 28 anos ficou 11 partidas seguidas sem balançcar as redes. Ainda assim, entregou boas atuações e jamais deixou de ser querido pela torcida são-paulina. Diante do Palmeiras, Luciano finalmente desencantou. Ele fez o segundo gol da vitória do São Paulo, que respirou — ao menos por uma rodada — na tabela do Campeonato Brasileiro
Mas, enfim, após 15 meses com a camisa tricolor, qual o BALANÇO da passagem de Luciano pela equipe do São Paulo. Abaixo, veja os números do atacante e tire suas conclusões:
Luciano (28 anos) com a camisa do @SaoPauloFC:
⚔️ 76 jogos (64 titular)
⚽️ 29 gols
🅰️ 9 assists
⏰ 147 mins p/ participar
👟 107 chutes (64 no gol)
☑️ 60% pontaria (!)
🔑 74 passes decisivos
🔄 65/88 dribles certos (74%!)
💯 Nota SofaScore 7.08E um mapa bem movimentado! 🔥 pic.twitter.com/iED5hRuXps
— Sofascore Brazil (@SofascoreBR) November 18, 2021
Carreira de Luciano
Embora ainda tenha 28 anos, Luciano já é um jogador rodado. Nascido em Anápolis, Goiás, ele foi revelado pelo Atlético Goianiense, tornando-se profissional em 2012. Depois, atuou em Avaí e Corinthians antes de se aventurar no futebol europeu. Vestiu as camisas do Leganés e Panathinaikos (emprestado), mas acabou retornando ao Brasil para defender o Fluminense. No Tricolor Carioca teve uma boa passagem entre 2018 e 2019. Ainda jogou no Grêmio antes de, enfim, ser negociado com o São Paulo no ano passado.
A passagem pelo SPFC já é especial para o atacante, apesar de ser curta. Seus 29 gols já representam a maior marca pessoal em uma só equipe. Três dessas bolas na rede, aliás, foram contra o Palmeiras. Luciano é um verdadeiro ‘lagoz’ do alviverde, com três gols em cinco jogos — um deles, justamente, na final do Paulistão. O contrato do camisa 11 com o Tricolor Paulista termina no final da próxima temporada, em dezembro de 2022.
LEIA MAIS:
Arboleda e mais 10? Números do São Paulo com e sem o equatoriano impressionam
São Paulo: Zagueiro que não joga há quase dois anos treina com bola; veja vídeo
Palmeiras x Flamengo: Entenda por que árbitro da final vem levando chuva de críticas na Argentina