Armador dos Blazers não poupou críticas à maneira como a nova ‘regra anti-trapaça’ está sendo conduzida pelos árbitros da Liga
A temporada regular da NBA começou há pouco menos de um mês, mas algumas polêmicas já estão dando o que falar. Uma delas diz respeito à mudança na regra que foi adotada a partir desse ano. Com a intenção de diminuir o número de ‘faltas provocadas’, a Liga deixou de apitar os contatos amplamente forçados pelo arremessador, com o simples objetivo de ‘cavar’ uma ida à linha de lance livre. Para muitos, tal lance era visto como anti-desportivo.
A ‘falta cavada’ era marca registrada de alguns armadores da NBA, como James Jarden e Trae Young. Embora Damian Lillard diga que nunca se utilizou desse ‘artifício’, o jogador do Portland Trail Blazers está bastante incomodado com a nova postura da arbitragem. Ele acredita que os juízes estão deixando de marcar faltas que realmente aconteceram devido às novas orientações.
“Sinto que a forma como o jogo está sendo arbitrado é inaceitável. Não quero ir muito fundo nisso, mas, na verdade, a mudança de regra não me afeta, porque eu não sou um jogador que faz truques para enganar os juízes. Mesmo assim, as explicações, os comentários, as m***** que [os árbitros] nos falam quando você se dirige a eles é… inaceitável”, disse Lillard aos repórteres. Veja abaixo:
Damian Lillard on new rule changes after Blazers' loss to Clippers #RipCity
"I felt like coming in the rule changes wouldn't affect me because I don't do the trick the referees, I don't do the trick plays. It's just unacceptable, man." pic.twitter.com/Z2983xGE4r
— Jack Winter (@ArmstrongWinter) November 10, 2021
Impacto nos números de Lillard
Apesar de ressaltar que não usufruía das faltas cavadas, as estatísticas de Lillard nos mostram certa dificuldade de adaptação à regra. Isso porque, após uma média de 7,2 tentativas de lance livre por jogo na última temporada (e 6,1 em sua carreira como um todo), o armador de Portland teve queda para apenas 3,2 arremessos livres por partida na atual temporada. Ou seja, Lillard está sofrendo menos faltas nos duelos.
No entanto, vale dizer que a queda nos números é um padrão para Damian atualmente. O camisa zero não começou bem a temporada regular. Envolto em polêmicas sobre a permanência nos Blazers, ele tem apenas 19,2 pontos de média por jogo, estatística que só não é pior que a de seu ano de calouro na NBA, em 2012. Dessa forma, o mau desempenho da estrela reflete na campanha de Portland. Isso porque o time do estado de Oregon tem apenas cinco vitórias e seis derrotas até aqui. Nesta quarta (10), o compromisso é diante do Phoenix Suns, às 23h (de Brasília).
LEIA MAIS:
NBA: Após final ‘trágico’ em derrota dos Lakers, Westbrook se irrita com pergunta de repórter
NBA: Perto de retorno, Klay Thompson treina antes de jogo e empolga até LeBron
NBA: Cestinha da temporada desabafa: ‘Precisei de 35 pontos por jogo para ser reconhecido”
NFL: Odell Beckham Jr. nos Seahawks? Treinador dá resposta enigmática e aquece rumores
Palmeiras x Flamengo: Entenda por que árbitro da final vem levando chuva de críticas na Argentina