Libertadores: Saiba tudo sobre a equipe de arbitragem de Palmeiras x Flamengo
Libertadores terá na decisão de Palmeiras x Flamengo a arbitragem do argentino Nestor Pitana e o chileno Julio Bascuñán no comando do VAR
Neste sábado (27), o Brasil irá parar para ficar em frente às telas e assistir a Grande Final da Conmebol Libertadores entre Palmeiras e Flamengo no Estádio Centenário.
As delegações de Palmeiras e Flamengo chegaram na tarde desta quarta-feira (24) no Uruguai e o elenco rubro-negro já aproveitou inclusive para realizar o primeiro treino.
Por ser uma decisão de enormes proporções, o torcedor está atento à todos os detalhes que cercam a final, sendo a principal delas a equipe de arbitragem que estará no comando da decisão.
A Conmebol divulgou no dia 27 de outubro (um mês antes) a escala de arbitragem para a final da Libertadores. O argentino Nestor Pitana foi o escolhido para ser o árbitro principal. Juan Belatti (1) e Gabriel Chade (2) serão os assistentes. Facundo Tello será o quarto árbitro. Na cabine do VAR, o chileno Julio Basuñan estará no comando.
Nestor Pitana: Alta média de cartões e influenciado pela decisão do VAR na final da Copa do Mundo
Um dos árbitros de maior prestígio do futebol sul-americano, Nestor Pitana possui 46 anos e nasceu na cidade de Corpus, onde abandonou a carreira de ator para se dedicar ao futebol.
Desde 2010, é árbitro FIFA e apresenta evolução até ter alcançado o auge em 2018, quando apitou o jogo de abertura (Rússia x Arábia Saudita) e a decisão da Copa do Mundo FIFA entre França e Croácia, repetindo o feito de Horacio Elizondo.
No entanto, cabe lembrar que a performance de Pitana da decisão do mundial foi controversa pela conta da interpretação do árbitro no monitor do VAR, onde o primeiro gol marcado por Antoine Griezmann foi validado apesar de um suposto toque na bola.
Além disso, Nestor Pitana foi chamado ao VAR para verificar um possível toque na bola de Ivan Perisic dentro da área e, após vários minutos no monitor, deu o pênalti que encaminhou a Copa do Mundo para a França. Na época, diversos comentaristas pelo mundo afirmaram que Pitana interpretou erroneamente as regras.
Este não foi o primeiro mundial do árbitro argentino, que estrou em Copas do Mundo em 2014 no Brasil, apitando três jogos da fase de grupos (Rússia x Coréia, EUA x Portugal, Honduras x Suíça) e o confronto entre França e Alemanha nas quartas de final.
Chama atenção também a média alta de cartões distribuídos por Nestor Pitana. Considerando desde quando começou a apitar jogos no Campeonato Argentino (2007), a média está em 4.74 amarelos por jogo. Em 24 jogos apitados de Conmebol Libertadores desde 2010, distribuiu 158 cartões amarelos, média de 4.64 por jogo.
Pitana também atuou em jogos da Copa das Confederações, da Sul-Americana e nos Jogos Olímpicos Rio 2016.
Julio Bascuñán: Responsável pelo VAR já provocou a irritação de Renato Gaúcho
Outro nome que será bastante importante na decisão da Libertadores será o chileno Julio Bascuñán, que ficará na cabine do VAR e será responsável por decidir lances polêmicos entre Palmeiras e Flamengo.
O chileno nasceu na capital Santiago e possui 43 anos, sendo árbitro FIFA desde 2011. Como grande destaque de sua carreira, está a decisão da Copa Libertadores de 2017 entre Grêmio e Lanús no jogo de ida. Na ocasião, o desempenho do árbitro foi contestado tanto por jogadores gremistas quanto da equipe argentina.
No duelo disputado na Arena do Grêmio (vencido por 1-0 pelos gremistas), Julio Bascuñán não marcou um pênalti considerado claro no final do jogo, provocando a irritação da torcida e uma forte discussão por ambas equipes, incluindo de Renato Gaúcho, atual técnico do Flamengo.
Além da Libertadores, Julio Bascuñán também foi árbitro em três edições da Copa América (2015, 2016 e 2019), além de torneios sub-17 e sub-20 da América do Sul. Em 2017, chegou à arbitragem do Mundial Sub-20 e no ano seguinte, atingiu o auge na carreira sendo quarto árbitro de cinco partidas na Copa do Mundo FIFA Rússia 2018.
Apesar de ter sido requisitado em diversos jogos nas edições anteriores, Julio Bascuñán apitou apenas um jogo na atual Libertadores: o empate entre Junior Barranquila e Fluminense por 1 a 1 na fase de grupos.
Os assistentes
Juan Pablo Belatti: Com 42 anos de idade, Juan Pablo Belatti já participou de 135 jogos na arbitragem, onde estreou em setembro de 2017 no Campeonato Argentino. Na atual temporada, foi bem acionado e participou de 40 jogos da atual temporada. Além disso, foi um dos assistentes da goleada do Brasil contra o Uruguai por 4 a 1 nas Eliminatórias.
Gabriel Chade: O outro assistente na decisão da Libertadores será Gabriel Chade. Também experiente, Chade acumula 139 jogos na carreira e participou de 45 jogos na atual temporada do Argentino.
A expectativa dos torcedores do Palmeiras e do Flamengo é para que esses nomes acabem passando em branco na decisão da Libertadores neste sábado (27). A bola rola a partir das 17h pelo horário de Brasília.
Sábado, às 15h30, tem Palmeiras x Flamengo no SBT, é a grande Final da Libertadores 2021. Acompanhe pela tv ou www.sbt.com.br/aovivo #GrandeFinalnoSBT
LEIA TAMBÉM
Manchester City vira sobre o PSG em jogaço de classificados às oitavas da Champions
Milan vence Atlético de Madrid com gol brasileiro no fim e segue vivo na Champions
Inter de Milão vence Shaktar e encaminha vaga às oitavas da Champions
Palmeiras viaja ao Uruguai para final da Libertadores com festa da torcida
Flamengo desembarca no Uruguai para a final da Libertadores; assista
Verstappen surpreende ao cogitar sair da Fórmula 1 caso seja campeão: “Você zerou o jogo”
Brasileirão Série A 2021: confira a tabela completa do campeonato
Brasileirão Série B 2021: confira a tabela completa do campeonato