Libertadores: Hoje gerente técnico do Flamengo, Juan Santos tem papel importante nos bastidores
Juan Santos é considerado uma grande liderança dentro do elenco rubro-negro
Juan Santos é considerado uma grande liderança dentro do elenco rubro-negro
Antes de mais nada, ele não indica e nem contrata jogadores. Sequer é colocado para conceder entrevistas. Entretanto, é fundamental nos bastidores do Flamengo, campeão da Recopa Sul-Americana (2020), da Copa Libertadores da América (2019), do Campeonato Brasileiro (2019 e 2020) e Campeonato Carioca (2019, 2020 e 2021).
Após pendurar as chuteiras atuando pelo Flamengo em 2019, o ex-zagueiro Juan Santos passou a integrar o departamento de futebol do clube. Logo em seguida, começou a exercer o cargo de gerente técnico dando suporte a comissão técnica e jogadores.
De acordo com funcionários do clube, Juan Santos é conselheiro dos jogadores, atua como instrutor dos mais jovens e resolve assuntos particulares que os atletas muitas vezes não conseguem contornar. Ao mesmo tempo que é uma referência, ele serve de barreira para os atletas junto à direção.
Além disso, tem a missão de cobrá-los conforme o comportamento dentro e fora de campo. E também trabalha ao lado do vice-presidente de futebol Marcos Braz e do diretor executivo Bruno Spindel na administração do vestiário.
Para trabalhar na atual função, Juan Santos estuou educação física e psicologia. E, após se despedir dos gramados, investiu tempo e dinheiro do próprio bolso, sem utilizar recursos do Flamengo, para fazer os cursos da CBF Academy.
Faltando poucas horas para enfrentar o Palmeiras, em Montevidéu, em jogo válido pela final da Copa Libertadores da América, Juan Santos segue sendo uma figura oculta e discreta nos bastidores. Porém, mantém a alcinha de “liderança silenciosa” do Flamengo.
Juan é um dos maiores zagueiros da história do Flamengo
Revelado pelo Flamengo nos anos 90, Juan Santos fez parte dos grupos que conquistaram a Copa Mercosul (1999), o Campeonato Brasileiro (2019), Copa dos Campeões (2001) e o Campeonato Carioca (1996, 1999, 2017 e 2019).
É, portanto, um dos maiores zagueiros da história do clube ao lado de jogadores lendários como Carlos Mozer, Aldair, Edinho, Júnior Baiano, Carlos Gamarra, Ronaldo Angelim e Rodrigo Caio. Além do Flamengo, passou por Bayer Leverkusen, Roma, Internacional e seleção brasileira.
Sábado, às 15h30, tem Palmeiras x Flamengo no SBT, a grande Final da Libertadores 2021. Acompanhe pela tv ou www.sbt.com.br/aovivo #GrandeFinalnoSBT