Lance inusitado (e ilegal) foi destaque do Thursday Night Football entre Miami Dolphins e Baltimore Ravens, que abriu a semana 10 da NFL
Robert Hunt tem 25 anos de idade, 1,98 m de altura e pesa cerca de 148 quilos. Como jogador de linha ofensiva, sua função em uma partida de futebol americano é simples: bloquear adversários, seja para proteger o próprio quarterback, seja com o intuito de abrir espaços para corridas. No entanto, durante a partida entre Miami Dolphins e Baltimore Ravens, na última quinta-feira (11), o camisa de número 68 tentou desempenhar um papel ‘diferente’ em campo. A jogada de Hunt certamente já ficou marcada como uma das mais divertidas de toda a história da NFL. Mas, infelizmente, ela não valeu. A explicação vem na sequência:
Dolphins na linha de gol!
O relógio apontava pouco mais de 13 minutos ainda restantes no último quarto. Os Dolphins, em noite impecável de sua defesa, tinham a vantagem por 6 a 3 e estavam na iminência de marcar mais pontos. Para anotar um touchdown, porém, seria preciso converter uma terceira descida para seis jardas. A jogada, então, se inicia, e o quarterback Tua Tagovailoa recua para fazer um passe. Trata-se de um ‘screen pass’, jogada que consiste de um lançamento rápido, geralmente para um running back, que tenta se utilizar dos bloqueios dos companheiros para avançar no campo.
Contudo, nesta jogada específica, a defesa dos Ravens chegou muito rápido em cima de Tagovailoa, forçando o quarterback a lançar um passe ruim. A bola deveria encontrar as mãos do running back Milyes Gaskin, mas não foi isso que aconteceu. De olho na jogada, Robert Hunt, que se posicionava papra bloquear os adverários, decidiu tomar uma decisão inusitada. Ele ‘atropelou’ Gaskin e agarrou o passe, que não era para ele. Ainda CORTOU um defensor antes de correr para a end zone. Após levar uma trombada, Hunt conseguiu (de ponta-cabeça) esticar o braço com a bola para alcançar a linha de gol. Um touchdown fantástico… se tivesse valido. Veja abaixo:
This #Dolphins offensive lineman, Robert Hunt, with the greatest non-touchdown touchdown in #NFL history 😆
— Billy Heyen (@BillyHeyen) November 12, 2021
What could have been…
📺: #BALvsMIA on NFLN/FOX/PRIME VIDEO
📱: https://t.co/svgTJkbKF5 pic.twitter.com/Hx6xCBwwgR— NFL (@NFL) November 12, 2021
Não valeu!
O problema, porém, é justamente o fato de Hunt ser um jogador de linha ofensiva. Ou seja, pela regra, ele nunca está apto em campo a receber um passe do quarterback. Sua função é bloquear. No entanto, se ele for participar da jogada como recebedor, precisa avisar os árbitros ANTES da bola entrar em jogo sobre essa possibilidade. E isso não aconteceu. Vale também dizer que este tipo de ‘aviso’ é raro e só acontece em jogadas específicas. É, portanto, muito difícil ver um jogador de linha ofensiva estar ‘elegível’ para receber um passe.
Enfim, todo o esforço heroico de Robert Hunt foi em vão, ao menos em termos de pontuação. Os Dolphins acabaram chutando um field goal nesta campanha, deixando o placar em 9-3. Depois, acabaram vencendo o duelo por 22-10. Após o confronto, Hunt explicou a jogada maluca: “Eu vi Calais Campbell [defensor dos Ravens] parado próximo do lance, vi a bola, e não queria que fosse interceptada. Então, agarrei ela e saí correndo. Não vou mentir, eu só estava tentando marcar um touchdown. Mesmo que não contasse.”, confessou o jogador.
Após o TD ilegal, Hunt e grande parte de seus companheiros de Dolphins caíram na risada do lado de fora do campo. Trata-se de um lance, talvez, jamais visto no futebol americano. Robert Hunt , o autor desta ‘obra de arte’, não tem dúvidas: “Foi, com certeza, a melhor jogada de toda a noite”. Pode até não ter valido, mas este touchdown já está para sempre eternizado na rica história da NFL.
LEIA MAIS:
Titans x Saints: onde assistir ao jogo da NFL AO VIVO
Cardinals x Panthers: onde assistir ao jogo da NFL AO VIVO
NFL: Defesa aparece, Dolphins surpreendem Ravens e conquistam segunda vitória seguida
NFL: Tom Brady questiona decisão da NFL para a atual temporada: “Terrível e sem sentido”