Frank Williams fundou a equipe com seu sobrenome na década de 70
Em notícia de poucos instantes atrás, a Williams comunicou a morte de seu fundador Frank Williams aos 79 anos. O anúncio foi feito através do Twitter. O motivo do falecimento, ainda, não foi divulgado.
It is with great sadness that on behalf of the Williams family, the team can confirm the death of Sir Frank Williams CBE, Founder and Former Team Principal of Williams Racing, at the age of 79.
— Williams Racing (@WilliamsRacing) November 28, 2021
“É com grande tristeza que a família Williams confirma a morte de Sir Frank Williams aos 79 anos”, diz o sucinto comunicado na rede social.
O dirigente deixa os filhos Jonathan, Jamie e Claire. Essa última, diretora da equipe de F1 de 2013 até 2020, quando a família vendeu sua participação na escuderia para o fundo de investimentos, Dorilton Capital.
Trajetória
Nascido Frank Owen Garbett Williams em 16 de abril de 1942, Frank teve uma breve carreira como piloto e mecânico, até que, em 1966, fundou a equipe com seu nome: Frank Williams Racing Car.
No começo, o time era focado na construção de carros para Fórmulas 2 e 3. A partir de 1972, ao lado do engenheiro e sócio, Patrick Head, a estrutura foi para a Fórmula 1.
Em 1986, após acompanhar os testes do novo carro de corrida da sua equipe na F1 e antes de começar o Campeonato Mundial, Williams sofreu um sério acidente de carro na perigosa estrada que vai do circuito de Paul Ricard até Marselha, na França. Frank Williams ficou paraplégico, utilizando uma cadeira de rodas, desde então.
No total, na Fórmula 1, a Williams largou 761 GPs, até o momento. São sete títulos no mundial de pilotos e nove em construtores. Todos com a presença de Sir Frank no paddock.
Nos últimos tempos, o dirigente vinha sofrendo com recorrentes quadros de pneumonia, o que levava ele a ser internado com frequência.
Ainda em 86, ele recebeu o título de Cavalheiro do Império Britânico da Rainha Elizabeth.
*Em breve, mais informações.