Sem clube, defensor está sem atuar há seis meses; inscrição pela Raposa depende do transfer ban
O Cruzeiro se acertou, nesta quarta-feira (24), com o zagueiro Maicon, para que este atue pelo clube em 2022. As partes chegaram a um acordo nesta tarde, após as tratativas acontecerem pessoalmente, em Minas Gerais, nos últimos dias.
O defensor de 33 anos, que foi formado na base da Raposa e atuou por São Paulo, Porto e Galatasaray, está sem clube há seis meses, desde que deixou o Al-Nassr, da Arábia Saudita, em junho. Seu nome chegou a ser ventilado na equipe paulista e até no Flamengo, mas ele optou por defender o time mineiro, que busca o acesso para a Série A na próxima temporada.
O único problema é que a utilização de Maicon pelo Cruzeiro ainda não é certa. O clube, afinal, passa, neste momento, por um “transfer ban”, um impedimento da Fifa de realizar novas contratações. A medida é punição da entidade máxima do futebol por dívidas relativas às negociações com Arrascaeta, hoje no Fla, e Riascos, atualmente no futebol de El Salvador. São cerca de R$ 13 milhões de débito cruzeirense.
Ainda assim, o próprio acerto é uma sinalização de que a Raposa acredita numa resolução rápida, apesar dos dirigentes admitirem que a situação não era simples. De qualquer maneira, a tendência é que o zagueiro fique treinando na Toca II, readquirindo a condição de jogo, até que seja efetivamente liberado.
A contratação de Maicon é a primeira do Cruzeiro visando a próxima temporada, e fruto de uma movimentação nos bastidores que deu poderes ao técnico Vanderlei Luxemburgo para tocar negociações. O reforço, inclusive, é bem visto internamente, já que apenas dois dos zagueiros do atual elenco têm vínculos até 2022, Eduardo Brock e Ramon.
LEIA TAMBÉM
Cruzeiro dá liberdade e Luxemburgo inicia contato com reforços para 2022
Luxemburgo diz que renovação com Cruzeiro deve sair nesta semana