Atual campeã da competição, a Lusa foi derrotada na semifinal e, assim, ficará de fora das divisões nacionais em 2022
A decisão da Copa Paulista de 2021 está definida! Após parar nas semifinais nos últimos dois anos, o São Bernardo FC, enfim, vai brigar por seu segundo título. Na finalíssima, o campeão de 2013 irá enfrentar o Botafogo-SP, que foi vice-campeão em 2014 e, agora, retorna ao estágio máximo da competição. Para tal, o time de Ribeirão Preto precisou eliminar a atual detentora da taça, a Portuguesa. Após perder o jogo de ida, no Canindé, por 2 a 1, o Botafogo sofreu o primeiro gol em casa, mas conseguiu uma virada incrível.
Foram três gols — sendo dois do atacante Bruno Michel — para assegurar a vaga na final, com o triunfo por 3 a 1. Já o São Bernando teve vida um pouco menos difícil. Isso porque, após empatar em 1 a 1 com o São Caetano na casa do adversário, venceu por 2 a 0 em seus domínios. Dessa forma, o Tigre eliminou o arquirrival e, de quebra, encerrou a passagem de MC Livinho pelo Azulão.
São Bernardo vai jogar a Série D
O campeão da Copa Paulista tem o direito de optar por uma vaga na Série D ou na Copa do Brasil do ano seguinte. Já o vice recebe a vaga restante. No entanto, como o Botafogo-SP já está na Série C do Brasileirão, a equipe só tem uma escolha possível. Sendo assim, ainda antes da finalíssima, as ‘premiações’ estão definidas. O Fogo participará da Copa do Brasil em 2022 e, portanto, o São Bernardo vai ser inscrito na última divisão nacional. O Tigre, aliás, já comemorou o feito em suas redes sociais.
Dessa forma, a Portuguesa, que venceu a Copa Paulista no ano passado, ficará sem divisão nacional em 2022. Isso porque a Lusa foi eliminada na segunda fase eliminatória da Série D neste ano. O time, portanto, só poderia retornar à quarta divisão caso levasse o bicampeonato do torneio estadual, o que não aconteceu. Ou seja, no ano que vem, a Portuguesa já tem calendário definido: a Série A2 do Paulista no primeiro semestre e a Copa Paulista no segundo.
Copa Paulista 2021
A 22ª edição da Copa Paulista contou com 17 equipes, divididas em quatro grupos. O Botafogo-SP liderou o grupo 1, mesmo estando envolvido na Série C do Brasileiro no mesmo período. Nas quartas, o time de Ribeirão Preto eliminou o Noroeste, antes de desclassificar a Portuguesa. Já o São Bernardo ficou em primeiro no grupo 3 e, depois, bateu o rival municipal, o EC São Bernardo, para chegar às semis, diante do São Caetano.
A decisão da Copa Paulista entre São Bernardo e Botafogo-SP, em dois jogos, terá suas datas e horários revelados nesta quinta (4) pela Federação Paulista de Futebol. Contudo, já é sabido que o Tigre terá a oportunidade de realizar o segundo jogo em sua casa, o Estádio 1º de Maio, em São Bernardo.
LEIA MAIS:
Vai subir? Saiba qual é a equipe há mais tempo ‘presa’ na Série B
São Paulo: Zagueiro que não joga há quase dois anos treina com bola; veja vídeo
Brasileirão: Confira a classificação da atualizada da Série B após os jogos dessa quarta