Para a comentarista, o árbitro de campo deveria ter considerado a indicação VAR na revisão do lance
A comentarista de arbitragem da ESPN Brasil, Renata Ruel, afirmou que o árbitro Vinícius Gonçalves errou ao confirmar a marcação do pênalti a favor do Flamengo contra o Bahia, no Maracanã, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro, principalmente após a revisão do lance pelo árbitro de vídeo.
Durante participação na edição do SportsCenter, da ESPN Brasil, logo após a partida, Renata afirmou que o VAR só pode chamar o juiz de campo para revisar o lance no monitor em caso de erro claro e óbvio – o que aconteceu. A comentarista ainda classificou a marcação da penalidade como o erro mais absurdo da atual edição do Brasileirão.
— Pra mim é claro que pega no peito, entre peito e ombro. Não é pênalti. Por mais que o ângulo de trás dê essa sensação, ele está tirando o braço e pega claramente no peito com ombro, e não bate no braço. Ele deu pênalti no campo de jogo. O VAR só poderia chamar se tivesse um erro claro e óbvio. Se o VAR chamou, ele já entendeu que tinha um erro claro e óbvio, que não era pênalti e que não toca no braço. A equipe do VAR entendeu com imagens claras que não houve toque de mão, caso contrário, teria mantido a decisão do campo. Nós tivemos erros nesse Campeonato Brasileiro, mas pra mim esse erro é o mais absurdo do Brasileirão até aqui – opinou Renata Ruel.
A bola não bateu no braço do zagueiro do Bahia, e o árbitro confirmou pênalti pro Flamengo. Lance simples ignorado pelo árbitro, e pelo VAR.
VAR Fail ❌
— VAR Check Brazil Ⓜ️ (@VAR_Brazil) November 11, 2021