Com pouco dinheiro em caixa, Botafogo não comprará jogador emprestado pelo Grêmio; entenda o caso
Matheus Frizzo tem contrato com o clube carioca até o fim da atual temporada
Matheus Frizzo tem contrato com o clube carioca até o fim da atual temporada
Antes de mais nada, o Botafogo não terá condições de exercer o direito de compra dos direitos econômicos de Matheus Frizzo. O volante atuou emprestado ao Alvinegro nesta temporada e retornará ao Grêmio após o fim da Série B do Campeonato Brasileiro.
O Torcedores.com apurou que Matheus Frizzo tem chances remotas de permanecer. A princípio, a diretoria alvinegra tenta uma nova liberação por empréstimo até dezembro de 2022. O clube gaúcho, por sua vez, não tem interesse nesse modelo de negociação, o que torna o caso quase irreversível.
Ainda segundo apurou a reportagem, o acordo previa a compra de 70% do passe de Matheus Frizzo por 14,5 milhões de euros (R$ 2,6 milhões, pela cotação atual). No entanto, o valor é considerado alto para a realidade financeira do Botafogo. Por isso, a diretoria não irá efetivar a prioridade de compra.
Sem verbas para grandes movimentos, o clube está analisando o mercado em busca de alternativas. Entretanto, ainda há esperança de um acordo. Afinal, o técnico Enderson Moreira deseja contar com o jogador no próximo ano. A indefinição sobre o futuro do Grêmio na Série A, também pesam nas conversas.
Enquanto isso, o Botafogo tenta superar a falta de recursos e agir com criatividade no mercado da bola. Ao menos cinco reforços estão na mira. Empréstimos, trocas e pagamentos parcelados são os argumentos para conseguir montar uma equipe competitiva para 2022.
Os números de Matheus Frizzo
Contratado em março deste ano pelo Botafogo, Matheus Frizzo disputou 31 partidas, sendo 17 na Série B do Campeonato Brasileiro, duas na Copa do Brasil e 12 no Campeonato Carioca. Nesse ínterim, fez um gol, deu uma assistência e acumulou 1.130 minutos em campo.
Matheus Frizzo chegou ao Grêmio em 2018, quando tinha 19 anos. Porém, não conseguiu ter regularidade na equipe principal sob o comando do técnico Renato Portaluppi. Por isso, foi emprestado em sequência para o Atlético Goianiense e Vitória-BA.
Nesse último, teve passagem destacada na campanha que manteve o rubro-negro baiano na Série B do Campeonato Brasileiro. Lá, ele foi titular em 14 das 17 partidas que disputou com a camisa do Leão da Barra.
Formado pelo São Paulo, Matheus Frizzo gerava expectativa desde muito cedo, quando ainda era um meia atacante que costumava atuar pelas pontas. Cria de Cotia, ele é da mesma geração que revelou o zagueiro Éder Militão, do Real Madrid.